Motor

Hamilton supera Ferrari e lidera primeiro treino livre da Fórmula 1 em 2019

São Paulo , SP
14/03/2019 23:48:45 — 15/03/2019 16:49:57

Em: Fórmula 1, Motor, Notícias
Hamilton começou com o pé direito a temporada 2019 da Fórmula 1 (Foto: Peter PARKS / AFP)

Foi dada a largada na noite desta quinta-feira para a temporada 2019 da Fórmula 1. No primeiro treino livre do Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, o atual campeão Lewis Hamilton, da Mercedes, superou os rivais de Ferrari e Red Bull para cravar o melhor tempo, com 1min23s599 – marca obtida com pneus macios.

O britânico foi seguido pelo rival Sebastian Vettel, da Ferrari, que ficou atrás do adversário por apenas 0s038. Companheiro do alemão na escuderia italiana, o monegasco Charles Leclerc, de apenas 21 anos, perseguiu os dois campeões de perto, com o tempo de 1min23s673.

Os carros estão definitivamente mais velozes para a temporada. Por exemplo, o melhor tempo nos três treinos livres de 2018 no autódromo australiano havia sido do próprio Lewis Hamilton, com 1m23s931. Logo de cara, cinco pilotos baixaram a marca. Além do atual campeão, Vettel e Leclerc, Max Verstappen e Valtteri Bottas foram mais velozes que a melhor parcial do último ano.

O domínio da Ferrari e da Mercedes nas primeiras colocações ficou evidente. A escuderia italiana colocou seus dois pilotos entre os três melhores, mas Hamilton foi superior e fez com que a equipe alemã, que ainda teve Bottas na quinta posição, ficasse no topo. O holandês Verstappen, da Red Bull, ficou em quarto, enquanto Kimi Raikkonen tirou o máximo de seu Alfa Romeo e foi o sexto.

Durante a uma hora e meia de treino, dois pilotos escaparam da pista. O tailandês Alexander Albon, que fazia seu primeiro treino livre, perdeu o controle, bateu e acabou perdendo a asa dianteira de sua Toro Rosso. Mais experiente, o finlandês Valtteri Bottas também fugiu do asfalto e foi parar na areia, mas soube contornar e não causou problemas ao carro.

Os motores voltam a roncar no autódromo de Melbourne a partir das duas horas da manhã desta sexta-feira (de Brasília), quando os pilotos realizarão a segunda sessão de treinos livres. A definição do grid de largada está marcada para a madrugada de sábado, às 3 horas. A corrida, por sua vez, acontece no domingo, a partir das 2h10.

Classificação final do primeiro treino livre do GP da Austrália (Foto: Reprodução/Twitter)