Grupo de Estratégia convoca reunião para aumentar ultrapassagens na F1 - Gazeta Esportiva
Grupo de Estratégia convoca reunião para aumentar ultrapassagens na F1

Grupo de Estratégia convoca reunião para aumentar ultrapassagens na F1

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/08/2015 às 08:35

São Paulo, SP

A Fórmula 1 trabalha para tornar seu campeonato mais interessante para os torcedores, pilotos e equipes. Para isso, o Grupo de Estratégia convocou uma reunião com os diretores-técnicos dos times que integram o Mundial para discutirem alterações no regulamento a partir de 2017. A ideia, além de otimizar a potência dos carros, agora é aumentar o número de ultrapassagens para levar mais emoção às corridas. A informação é do site da revista britânica Autosport.

Muitas mudanças estão previstas para 2017. A intenção é deixar os bólidos mais agressivos e, por isso, as asas dianteiras e traseiras deverão ser mais largas, assim como os pneus traseiros, que serão mais resistentes.

As alterações ainda terão que ser aprovadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Caso as demandas do Grupo de Estratégia sejam atendidas, a entidade atualizará o regulamento da Fórmula 1 em março do ano que vem, valendo para 2017.

Com o objetivo de discutir maneiras de tornar a categoria mais emocionante, as equipes se reunirão no dia 18 de agosto, antes do GP da Bélgica, sendo o aumento de ultrapassagens a principal pauta do dia.

O diretor-técnico da Force India, Andrew Green, falou sobre o tema: “Recentemente nós tivemos uma reunião com o Grupo de Estratégia, já que eles querem aumentar as ultrapassagens. Isso é algo que ainda não discutimos. Supostamente, a reunião era para ter acontecido antes das férias de verão, mas foi adiada e agora será na terça-feira, antes de Spa (Francorchamps, circuito da Bélgica)”, disse ao Autosport.

Green explicou que um dos entraves para um maior número de ultrapassagens é a turbulência gerada em um carro quando este se aproxima do bólido à sua frente.

“No momento, estamos muito dependentes da dianteira do carro gerando downforce para o carro inteiro. A consequência disso é que quando um carro se aproxima de outro à sua frente, ele não perde apenas downforce na dianteira, mas de todo o carro. Então talvez isso seja algo para discutirmos na próxima reunião”, encerrou Andrew Green.

O objetivo para 2017 é tornar os carros mais velozes e permitir um maior número de ultrapassagens (Foto: F1)
O objetivo para 2017 é tornar os carros mais velozes e permitir um maior número de ultrapassagens (Foto: F1)

Conteúdo Patrocinado