Fórmula 1 terá seis corridas sprint em 2023 - Gazeta Esportiva
Fórmula 1 terá seis corridas sprint em 2023

Fórmula 1 terá seis corridas sprint em 2023

Gazeta Esportiva

Por AFP

27/09/2022 às 17:35

São Paulo, SP

A Fórmula 1 terá seis corridas sprint classificatórias na temporada 2023, frente às três deste ano, anunciou nesta terça-feira a Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

"Seis sprints farão pare do campeonato a partir de 2023 devido ao sucesso deste novo formato, introduzido pela primeira vez em 2021", declarou o presidente da F1, Stefano Domenucali, citado em um comunicado conjunto da FIA e Formula One.

Há duas temporadas o objetivo dessas corridas é oferecer um espetáculo nos três dias dos Grandes Prêmios: sessão contrarrelógio na sexta, que define a largada de uma corrida de 100 km no sábado, na qual é definido o grid de largada da corrida tradicional do domingo.

As datas e os locais em que as corridas sprint vão acontecer no ano que vem ainda não foram comunicados.



"As sprints dão uma dinâmica apaixonante ao formato de fim de semana de corrida", afirmou o presidente da FIA, Mohammed bin Sulayem, também citado no comunicado.

A Fórmula 1 quis dobrar o número de corridas sprint em 2022, mas a FIA preferiu defender um número "razoável devido às pressões (econômicas) exercidas sobre as escuderias para esta temporada, com a introdução de mudanças maiores no regulamento", por isso decidiu-se continuar com três.

Depois dos GPs de Emilia-Romagna (24 de abril) e Áustria (10 de julho), a última corrida sprint da temporada será disputada no Brasil, no fim de semana de 13 de novembro.

Este mês, a Fórmula 1 publicou o calendário da temporada 2023, que terá o número recorde de 24 corridas.

Conteúdo Patrocinado