Fórmula 1 discute adotar duas corridas por fim de semana a partir de 2017 - Gazeta Esportiva
Fórmula 1 discute adotar duas corridas por fim de semana a partir de 2017

Fórmula 1 discute adotar duas corridas por fim de semana a partir de 2017

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/01/2016 às 10:15

São Paulo, SP

Visando dar mais emoção ao campeonato, F1 estuda duas corridas por fim de semana (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Visando dar mais emoção ao campeonato, F1 estuda duas corridas por fim de semana (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


A Fórmula 1 cogita adotar mais uma medida visando tornar a categoria mais atrativa nos próximos anos. Os organizadores da competição estão discutindo a realização de duas corridas por fim de semana a partir de 2017. Com isso, os autódromos teriam um apelo maior do público também no sábado, quando atualmente ocorre o último treino livre pela manhã e o treino classificatório pela tarde, de acordo com o horário local de cada país.

A situação da Fórmula 1 não é das melhores. A principal categoria do automobilismo mundial não consegue atrair o interesse das novas gerações e a audiência vem caindo nos últimos anos. No modelo atual as disputas começam na sexta-feira, quando os pilotos realizam os treinos livres pela manhã e pela tarde. Na manhã de sábado há um último treino livre e à tarde acontece o treino classificatório para o grid de largada. Já a corrida é realizada no domingo.

A nova proposta que está sendo debatida é de realizar uma outra corrida no sábado, durante a tarde, valendo menos pontos que a tradicional prova do domingo. Com isso, os pilotos teriam duas oportunidades de pontuar no campeonato aos fins de semana. O treino classificatório aconteceria no sábado pela manhã, enquanto os treinos livres continuariam acontecendo na sexta-feira.

A última grande mudança na Fórmula 1 foi feita em 2006, quando decidiram adotar o modelo usado atualmente com três períodos de treino classificatório e a cada período os pilotos com os piores tempos vão sendo descartados. Quem permanece até o último período, o chamado Q3, disputa as primeiras posições do grid.

Conteúdo Patrocinado