FIA testa Halo com base em acidente de Fernando Alonso na Austrália - Gazeta Esportiva
FIA testa Halo com base em acidente de Fernando Alonso na Austrália

FIA testa Halo com base em acidente de Fernando Alonso na Austrália

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/01/2017 às 10:02

São Paulo, SP

É certo que mudanças para garantir a maior segurança dos pilotos serão implementadas na Fórmula 1 a partir de 2018, e a instalação do Halo nos carros parece ser a mais próxima de se concretizar. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), inclusive, fez uma simulação do impressionante acidente sofrido por Fernando Alonso no GP da Austrália no ano passado com o recurso instalado no carro.

No segundo semestre de 2016 foram realizados alguns testes com os pilotos da Fórmula 1. Eles guiaram os carros com o Halo instalado e tiveram de dar um feedback aos responsáveis pelos estudos. Agora, tendo como base o acidente de Alonso, que acabou tocando no carro de Esteban Gutiérrez e voando contra o guard-rail, as autoridades parecem ter gostado do que coletaram.

Impressionante acidente de Alonso na Austrália foi base para novos estudos da FIA com o Halo (Foto: Max Blyton/AFP)
Impressionante acidente de Alonso na Austrália foi base para novos estudos da FIA com o Halo (Foto: Max Blyton/AFP)


“Nós analisamos especificamente esse acidente quando fizemos os estudos do Halo. Nós vimos como o carro chegou ao chão, mas a pergunta principal era sobre o que aconteceria se o piloto precisasse sair do carro. A resposta veio em duas partes: a primeira é que, no procedimento padrão, os ficais viram o carro de volta. Aceitamos que, se o cara se sentir bem, ele nunca vai esperar por isso, ele sempre vai tentar sair antes”, explicou o diretor de corrida e segurança da FIA, Laurent Mekies, em entrevista ao Autosport.

“Não é uma ótima ideia se você considerar todo o sistema elétrico do carro, então prefiro que ele espere, mas entendemos que é dessa maneira. Nós colocamos um de nossos chassis de cabeça para baixo com um Halo e pusemos Andy Mellor (consultor do Instituto de Segurança do Esporte a Motor) no pior cenário possível e pedimos a ele para sair do carro exatamente na posição que estava Fernando, ele incrivelmente conseguiu”, continuou.

Ainda que os estudos estejam dando resultados cada vez mais positivos quanto a implementação do Halo nos carros, os pilotos da Fórmula 1 ainda não possuem tanta certeza sobre a possível grande mudança na categoria.

“Sentimos que o Halo criou realmente um espaço de respiração para o competidor. Quando mostramos isso aos pilotos, eles não ficaram impressionados com a velocidade com que Andy deixou o carro, mas eles realmente pediram para tentar antes que o Halo seja introduzido, por isso talvez eles acabem recebendo um treinamento”, finalizou Mekies.

Conteúdo Patrocinado