FIA exime de culpa seu presidente no caso sobre Grande Prêmio de Las Vegas - Gazeta Esportiva
FIA exime de culpa seu presidente no caso sobre Grande Prêmio de Las Vegas

FIA exime de culpa seu presidente no caso sobre Grande Prêmio de Las Vegas

Gazeta Esportiva

Por AFP

20/03/2024 às 19:02

São Paulo, SP

O Comitê de Ética da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) eximiu o presidente da organização, Mohammed Ben Sulayem, de qualquer interferência na organização do Grande Prêmio de Las Vegas de Fórmula 1 do ano passado, informou a organização em um comunicado divulgado nesta quarta-feira.

"O comitê independente determinou que as acusações contra o presidente da FIA são infundadas", diz a nota, acrescentando que o comitê foi auxiliado por consultores externos para conduzir suas investigações.

Vários veículos de imprensa, incluindo a BBC, afirmaram no início de março que Mohammed Ben Sulayem pediu às suas equipes que encontrassem uma forma de não homologar o circuito de Las Vegas, que acolheria o seu primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 em 2023.

Segundo a BBC, que citou um relatório interno da FIA, o dirigente dos Emirados Árabes teria solicitado especificamente que "sejam encontradas soluções para evitar que a FIA certificasse o circuito antes do fim de semana da corrida", que ocorreu em novembro de 2023.


"Depois de ter examinado os resultados das investigações, o Comitê de Ética concluiu por unanimidade que não havia provas que corroborassem as acusações de interferência, em qualquer das suas formas, referentes ao presidente Mohammed Ben Sulayem", explicou.

O comunicado especifica que a investigação durou 30 dias e permitiu interrogar 11 testemunhas.

A razão pela qual o presidente da FIA teria querido impedir a realização da corrida não foi explicada. Um conflito de influência e imagem mina as relações entre a FIA, entidade máxima do automobilismo, e o grupo americano Liberty Media, que detém os direitos comerciais da F1 e organiza o GP de Las Vegas.

O Comitê de Ética também declarou Ben Sulayem inocente em outro caso, relativo ao resultado do GP da Arábia Saudita do ano passado.

Segundo a BBC, o presidente da FIA teria pedido aos dirigentes a anulação de uma penalidade imposta ao piloto espanhol Fernando Alonso. Em seu texto, a FIA destacou nesta quarta-feira que seu presidente foi eximido de praticar "qualquer irregularidade".


Conteúdo Patrocinado