FIA aposenta carro 17 da Fórmula 1 para homenagear Jules Bianchi - Gazeta Esportiva
FIA aposenta carro 17 da Fórmula 1 para homenagear Jules Bianchi

FIA aposenta carro 17 da Fórmula 1 para homenagear Jules Bianchi

Gazeta Esportiva

Por gazetaesportiva.com

20/07/2015 às 12:45

São Paulo, SP

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que o número 17 não poderá mais ser usado por pilotos no Mundial de Fórmula 1. A iniciativa é para homenagear o francês Jules Bianchi, morto na noite de sexta-feira nove meses após sofrer um grave acidente no Grande Prêmio do Japão, em Suzuka.


Bianchi competia com o 17 em seu carro da Marussia na temporada passada da Fórmula 1. Antes da FIA anunciar sua decisão, nesta segunda-feira, uma petição online foi criada por um fã da F1 para pedir à entidade internacional que aposentasse o número em homenagem ao piloto.


O francês morreu na noite desta sexta-feira depois de ficar nove meses em coma desde que sofreu um acidente no Grande Prêmio do Japão de 2014, ao colidir com um guindaste. Foi a primeira morte de um corredor na Fórmula 1 desde Ayrton Senna, em 1994.


Com 25 anos, Bianchi sofria de um quadro de lesão axonal difusa. O acidente ocorreu quando o piloto bateu em um guindaste que havia entrado na pista para remover o carro do piloto Adrian Sutil, que escapara da pista de Suzuka pouco antes.

Bianchi morreu após acidente com o carro 17 da Marussia no GP do Japão de Fórmula 1
Bianchi morreu após acidente com o carro 17 da Marussia no GP do Japão de Fórmula 1 - Credito: AFP


Após ser levado para o hospital e submetido a uma cirurgia de quatro horas de duração, ficou em coma no Japão durante dois meses, sendo transferido posteriormente para um hospital em Nice, na França. A notícia de sua morte foi divulgada pela família através das redes sociais.


A carreira de Bianchi na Fórmula 1 se iniciou em 2011, quando o corredor virou piloto de testes da Ferrari. Contratado pela Marussia em 2013, permaneceu na equipe até a ocasião de seu acidente, na última temporada. O nono lugar no Grande Prêmio de Mônaco de 2014 obtido pelo francês ainda é o melhor resultado da história da escuderia.

Conteúdo Patrocinado