A Ferrari mostrou sua força ao dominar as duas primeiras sessões de treinos livres do GP da França de Fórmula 1, nesta sexta-feira, com seus dois pilotos. Primeiro Charles Leclerc na sessão inicial e depois Carlos Sainz Jr. na segunda.
Na primeira sessão, Leclerc, que no domingo retrasado venceu o GP da Áustria e está a 38 pontos de Verstappen na classificação do Mundial de Pilotos, fez o melhor tempo com uma melhor volta de 1min33s930.
A temperatura subiu para 59 graus Celsius na pista de Le Castellet e Leclerc ultrapassou Verstappen em 91 milésimos de segundo, um ano após a vitória do holandês no circuito do sul da França.
Três horas depois foi o espanhol Carlos Sainz quem dominou a segunda sessão, com o melhor tempo de 1min32s52, 101 milésimos mais rápido que Leclerc. Verstappen, derrotado na Áustria, foi superado nessa sessão em mais de meio segundo, 550 milésimos, mas ficou à frente dos dois pilotos da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton.
Na primeira sessão, Hamilton, vencedor do GP da França em 2018 e 2019, emprestou seu carro ao holandês Nyck de Vries, piloto reserva e campeão mundial no ano passado na Fórmula E. Ele foi o nono nessa sessão. Depois de três corridas consecutivas terminando no pódio, o heptacampeão mundial, espera alcançar sua primeira vitória da temporada neste fim de semana, coincidindo com seu 300º GP. O circuito de Le Castellet parece cair bem para os carros alemães.
Sainz punido por alterações em sua Ferrari
Carlos Sainz Jr., que obteve o melhor tempo nesta sexta-feira, não terá esperança de largar no domingo na pole position da corrida, já que nesta sexta-feira cumpriu sua penalidade de pelo menos 10 posições no grid de largada no domingo, devido a uma alteração fora da cota permitida de um componente eletrônico do motor híbrido de sua Ferrari.
More power unit changes could be on the way for Carlos Sainz 👀#FrenchGP #F1https://t.co/KSncRWYTUn
— Formula 1 (@F1) July 22, 2022
Outras mudanças necessárias podem ser decididas neste sábado pela equipe, o que deixaria o piloto espanhol ainda mais para trás no grid. Previsivelmente, será um adversário a menos para Leclerc no domingo.
Na classificação do Mundial, Sainz está em quarto, a 75 pontos do líder Vertappen. O também espanhol Fernando Alonso, da Alpine, foi décimo primeiro na segunda sessão.
Cerca de 200 mil espectadores são esperados neste fim de semana em Le Castellet, naquele que é atualmente o último ano do contrato entre este circuito e a região com os promotores americanos da Fórmula 1.
Classificação da 2ª sessão dos treinos livres do GP da França:
Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari) 1min32s527
Charles Leclerc (MON/Ferrari) 1min32s628
Max Verstappen (HOL/Red Bull) 1min33s077
George Russell (GBR/Mercedes) 1min33s291
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1min33s517
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes) 1min33s607
Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Red Bull) 1min33s906
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari) 1min33s928
Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes) 1min33s984
Sergio Pérez (MEX/Red Bull) 1min34s060
Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault) 1min34s259
Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo) 1min34s264
Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes) 1min34s420
Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Red Bull) 1min34s540
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes) 1min34s595
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes) 1min34s653
Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo) 1min34s654
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault) 1min34s660
Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari) 1min35s195
Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes) 1min35s412