Ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone diz que Felipe Massa deveria ter sido campeão em 2008 - Gazeta Esportiva
Ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone diz que Felipe Massa deveria ter sido campeão em 2008

Ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone diz que Felipe Massa deveria ter sido campeão em 2008

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/03/2023 às 16:09

São Paulo, SP

Para Bernie Ecclestone, ex-chefe da Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher ainda é o único heptacampeão da categoria. Isso porque ele não considera o título de 2008 de Lewis Hamilton, que ficou com o britânico por questão de um ponto. Felipe Massa, naquela ocasião, ficou com o vice-campeonato, mesmo vencendo a última corrida em Interlagos.




A explicação de Ecclestone se dá pelo "Crashgate", episódio que ocorreu no GP de Cingapura daquela temporada. Na 14ª volta, Nelson Piquet Jr. bateu de propósito no muro e forçou a entrada do safety car, o que beneficiou seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. O espanhol bicampeão da F1 veio a vencer a corrida pela Renault e o caso ganhou atenção apenas no ano seguinte.

Essa batida proposital acabou prejudicando Felipe Massa, que liderava a prova e decidiu para nos boxes durante o período de safety car. Um incidente no reabastecimento do brasileiro o tirou da ponta e Massa terminou a prova em 13º, sem pontuar.

Ecclestone revelou em entrevista à f1-insider.com que ele ficou sabendo do "Crashgate" ainda em 2008, mas não quis expor a informação.

“Max Mosley (ex-presidente da FIA) e eu fomos informados durante a temporada de 2008 sobre o que aconteceu na corrida em Cingapura. Piquet Júnior havia dito a seu pai Nelson que ele havia sido solicitado pela equipe a bater no muro em um determinado ponto para acionar um período de safety car para ajudar seu companheiro de equipe Alonso", citou.

“Decidimos não fazer nada por enquanto. Queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo. Por isso usei línguas angelicais para persuadir meu ex-piloto Nelson Piquet a manter a calma por enquanto”, explicou Ecclestone.

O ex-chefe da F1 ainda explicou que, uma vez que a temporada havia se encerrado, não tinha como mudar os resultados. Caso tivessem tomado alguma iniciativa ainda em 2008, o GP de Cingapura seria anulado.

“Tivemos informações suficientes a tempo de investigar o assunto. De acordo com os estatutos, deveríamos ter cancelado a corrida em Cingapura nessas condições. Então Felipe Massa teria se tornado campeão mundial e não Lewis Hamilton. Ainda sinto pena de Massa hoje. Ele venceu a final em sua corrida em casa, em São Paulo, e fez tudo certinho. Ele perdeu o título que merecia, enquanto Hamilton teve toda a sorte do mundo e conquistou seu primeiro campeonato. É por isso que Michael Schumacher ainda é o único recordista mundial para mim", finalizou.

Conteúdo Patrocinado