FIA proíbe comunicação entre piloto e equipe na largada - Gazeta Esportiva
FIA proíbe comunicação entre piloto e equipe na largada

FIA proíbe comunicação entre piloto e equipe na largada

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/08/2015 às 18:59 • Atualizado: 21/08/2015 às 14:15

São Paulo, SP

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou nesta quinta-feira mudanças nas regras de comunicação entre piloto e equipe na Fórmula 1. As novas normas têm como objetivo restringir a comunicação ao mínimo possível, com o objetivo de fazer o piloto “dirigir seu carro sozinho e sem ajuda”.

O artigo 20.1 das regulamentações da categoria, que diz respeito às comunicações, tem agora 30 ocasiões especiais nas quais o contato via rádio será permitido, dentre eles a “indicação de algum problema crítico no carro” e “informações sobre ações dos comissários (bandeira amarela, vermelha etc.)”.

O espanhol Fernando Alonso minimizou as mudanças, mas mostrou aprová-las. “Não farão grandes mudanças (as novas regras). Teremos que prestar atenção em algumas coisas que agora confiamos ao rádio. Não são grandes mudanças, mas são bem-vindas, só de nós pilotos termos mais a fazer no carro e nos sentirmos mais importantes”, avaliou.

McLaren Honda's Spanish driver Fernando Alonso speaks during  the drivers' press conference at the Spa-Francorchamps circuit on August 20, 2015 in Spa, three days ahead of the Formula One Belgian Grand Prix. AFP PHOTO / ANDREJ ISAKOVIC
Alonso viu as mudanças como "bem-vindas", mas não vê grandes diferenças (Foto: Andrej Isakovic/AFP)


Enquanto as novas regras foram aprovadas por Alonso, o mesmo não aconteceu com Sebastian Vettel. O alemão disse não entender o motivo das mudanças. “Realmente não entendi o que estamos tentando atingir. Não acho que vá mudar muita coisa”, disse o piloto da Ferrari.

As novas normas já terão validade a partir deste final de semana, no Grande Prêmio de Spa-Francorchamps, na Bélgica, 11ª etapa do Mundial de F1. O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, lidera a classificação com 202 pontos, seguido pelo seu companheiro de equipe Nico Rosberg, que soma 181. Nesta sexta-feira, a partir das 05h (de Brasília), os carros entram na pista para os primeiros treinos livres.

Conteúdo Patrocinado