Dória confirma que F1 segue em Interlagos até fim do contrato, em 2020 - Gazeta Esportiva
Dória confirma que F1 segue em Interlagos até fim do contrato, em 2020

Dória confirma que F1 segue em Interlagos até fim do contrato, em 2020

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/05/2019 às 14:25

São Paulo, SP

Interlagos tem contrato com a Fórmula 1 até 2020 (Foto: Divulgação)


Após a polêmica da possível troca de sede do Grande Prêmio do Brasil da Fórmula 1, de São paulo para o Rio de Janeiro, supostamente já em 2020, o Governador paulista, João Dória, se reuniu com o Prefeito Bruno Covas, na manhã desta sexta-feira (10). Dória reforçou, em coletiva, que o GP Brasil de F1 continua em São Paulo até 2020, quando vence o contrato firmado entre os detentores do evento e a prefeitura da capital. Está agendada para junho uma reunião entre o prefeito Bruno Covas e os organizadores da F1 para discutir os termos para renovação contratual.

"Quero deixar bastante claro que o GP de Fórmula 1 está em São Paulo e continuará em São Paulo. Temos contrato com os promotores da F1 até 2020, e há multas pesadíssimas se qualquer uma das partes romper com esse acordo", explicou o Governador.

A notícia de que o Rio seria a casa da F1 no Brasil veio de um anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro, através de seu Twitter, que ainda adicionou que a construção do autódromo seria com dinheiro de iniciativa privada em sua totalidade.



O governador de São Paulo disse que respeita o desejo legítimo do Rio de Janeiro de querer levar o GP Brasil para a cidade, mas lembrou que a capital paulista está mais estruturada para atender às necessidades dos turistas. "Adoro o Rio, morei no Rio, tenho uma boa relação com o prefeito e o governador do Rio, mas vamos lutar para manter a F1 em São Paulo. Interlagos está entre os cinco melhores circuitos do mundo. Nossa rede hoteleira está estruturada. Outro aspecto é de ordem econômica, conseguimos garantir o volume e preço médio que sustenta os lucros da F1. Somente no ano passado, 150 mil pessoas assistiram ao GP Brasil", detalhou o Governador.

O Grande Prêmio do Brasil é realizado em São Paulo de forma ininterrupta desde 1990, no Autódromo José Carlos Pace. Apenas no GP disputado em 2018, o circuito de Interlagos, como é conhecido, recebeu 150.307 mil expectadores, um incremento de 6,4% em relação ao ano anterior.

Por seu traçado desafiador, o circuito de Interlagos é considerado um dos cinco melhores do mundo e, por isso, é um dos mais elogiados pelos pilotos. O pentacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, diz que Interlagos é seu "calcanhar de Aquiles". Para o holandês Max Verstappen, da Red Bull, "o desenho especial com algumas elevações de altura e o no sentido anti-horário do traçado adicionam mais diversão e desafio à corrida".

O prefeito Bruno Covas falou sobre o impacto econômico que o evento traz para a cidade de São Paulo. "A F1 movimentou R$ 334 milhões em 2018, 20% a mais que em 2017. Isso gerou 10 mil empregos diretos e indiretos para São Paulo. Portanto, vamos defender São Paulo", comentou o Prefeito.

Covas também lembrou que, nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de São Paulo enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei em regime de urgência para a concessão do Autódromo de Interlagos.

Conteúdo Patrocinado