Consultor da equipe admite que Red Bull cogitou produzir seus próprios motores - Gazeta Esportiva
Consultor da equipe admite que Red Bull cogitou produzir seus próprios motores

Consultor da equipe admite que Red Bull cogitou produzir seus próprios motores

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/03/2016 às 09:11 • Atualizado: 23/03/2016 às 10:12

São Paulo, SP

Ao que tudo indica a Red Bull deverá continuar dependendo das fornecedoras de motores (Foto: Paul Crock/AFP)
Ao que tudo indica a Red Bull deverá continuar dependendo das fornecedoras de motores (Foto: Paul Crock/AFP)


De acordo com o consultor da Red Bull, Helmut Marko, a equipe cogitou a possibilidade de produzir seus próprios motores, mas percebeu que não valia a pena o alto investimento. Os austríacos passaram a olhar com mais carinho para a ideia após a Renault, fornecedora de motores dos carros, não conseguir desenvolver uma boa unidade de potência na temporada 2014, quando começou a “era V6”.

“Nós olhamos para isso, mas rapidamente percebemos que isso não era para a Red Bull. Quando tivemos nossos primeiros testes em 2014, estávamos cogitando a possibilidade, investigando. Há conhecimento o suficiente para que possamos construir nossos próprios motores, mas os custos e a complexidade de todo o processo...”, comentou Marko, rechaçando a possibilidade da equipe tetracampeã mundial deixar de depender de uma fornecedora de motores.

Após rescindir o contrato com a Renault no ano passado diante da insatisfação com o rendimento das unidades de potência fornecidas pela montadora, a equipe austríaca teve de voltar atrás e retomar o contrato com os franceses já que nenhuma outra montadora aceitou fornecer motores para a Red Bull na temporada de 2016. Com o contrato se encerrando no final deste ano, agora os tetracampeões mundiais terão de correr atrás de uma nova parceria caso não queiram permanecer com a Renault.

“Nós temos opções, não ficaremos sem motor para o ano que vem. Temos uma opção, mas queremos um motor competitivo, com o qual você possa correr na parte da frente do grid, com o qual você pode vencer. Ainda há discussões para igualar o desempenho em dois por cento ou trazer de volta o chamado motor independente”, finalizou.

Neste ano a Red Bull fechou um novo acordo com a Renault para que os franceses continuem produzindo os motores da equipe, no entanto, sem exibir sua marca, sendo trocada pela relojoaria Tag Heuer.

Conteúdo Patrocinado