Confira cinco motivos para não perder a volta da Fórmula 1 - Gazeta Esportiva
Confira cinco motivos para não perder a volta da Fórmula 1

Confira cinco motivos para não perder a volta da Fórmula 1

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/08/2022 às 19:16 • Atualizado: 24/08/2022 às 21:50

São Paulo, SP

Por Maria Clara Castro e Rodrigo França

Depois de três semanas de férias na Europa, os fãs da Fórmula 1 estão sedentos em ver os carros mais velozes do mundo acelerando em icônicas pistas. A abstinência, contudo, chegará ao fim neste final de semana, já que a categoria volta para dar sequência à 14ª etapa da temporada, no circuito de Spa-Francorchamps, localizado na Bélgica.

E a 14ª etapa promete grandes emoções. Confira abaixo cinco motivos para não perder o retorno da F1 neste domingo:

1 - A Ferrari reagirá?

No Bahrein, a Ferrari apresentou o carro mais rápido do grid, fazendo os tifosi acreditarem em uma possível disputa pelo título dos construtores em 2022. No atual momento, 97 pontos separam Red Bull e Ferrari – a equipe austríaca lidera com 431 pontos, ao passo que a escuderia de Maranello está com 334.

Ao fim do GP da Hungria, o último antes das férias de verão europeias, a Ferrari se via em uma situação complexa, tendo falhado miseravelmente na estratégia de pneus. A escuderia do cavalinho rampante tem, de fato, um carro veloz, tanto que conquistaram oito pole positions, porém as estratégias de corrida têm comprometido os resultados, o que impacta diretamente o campeonato.

Na Bélgica, a Ferrari continua a ser a construtora que mais poles em Spa, bem como a que mais venceu. Se cravar mais uma vez a volta mais rápida na classificação, a equipe de Maranello seguirá ocupando este posto, mas com 15 poles, enquanto se conquistar a vitória, passará a ter no currículo 19 triunfos.

A pergunta que fica é: chegarão Charles Leclerc e Carlos Sainz com sangue dos olhos em Spa-Francorchamps para trazer a competitividade ao campeonato?




2 - Red Bull seguirá com série de vitórias?

Se havia dúvidas do potencial da RB18, o GP da Hungria trouxe respostas. Após largar na décima posição, Max Verstappen, munido de um carro rápido e uma estratégia de corrida bem arquitetada, encabeçada pela engenheira Hannah Schmitz –, conquistou a 28ª vitória de sua carreira.

Depois de suas férias de verão, descansado e com as energias recarregadas, o leão holandês promete retornar e ampliar ainda mais sua vantagem sob Leclerc. O piloto da Red Bull lidera com 258 pontos, uma vantagem de 80 pontos em relação ao monegasco.

3 - A Mercedes reagirá no Mundial dos Construtores?

Poucos foram aqueles que no começo do ano acreditaram na evolução do carro da Mercedes. No Bahrein, apesar do terceiro lugar de Lewis Hamilton, o carro não se mostrava competitivo e tinha significativos problemas na velocidade de reta, demonstrando ser mais um caso de um genial projeto no papel que falha na vida real.

Porém, sendo um esporte coletivo como é o automobilismo, o trabalho em equipe da Mercedes virou o jogo. A consistência de George Russell nos GPs de F1, bem como a experiência de Hamilton e seu espírito de liderança, ajudaram a desenvolver o carro, colocando-o em terceiro no Mundial dos Construtores. A desvantagem em relação à Ferrari, a segunda colocada, é de apenas 30 pontos.

4 - Polêmica na McLaren

A marca das férias de verão definitivamente foi a confusão do anúncio equivocado de Oscar Piastri na Alpine. O australiano formado na equipe francesa foi anunciado pelo time, mas negou o acordo poucas horas depois, tendo seu nome ligado à McLaren imediatamente.

Nesta quarta-feira (24), Daniel Ricciardo anunciou que não seguirá no tradicional time inglês, o que deixa dúvidas quanto à permanência de “Honey Badger” na F1. Acompanhando o GP da Bélgica, devem surgir respostas e novas notícias sobre o caso.

Brasileiro Felipe Drugovich é o líder do campeonato da F2 (Foto: Divulgação)


5 - Pilotos brasileiros voando nas categorias de base da F1

Em um fim de semana de corrida da F1, é raro a categoria não estar acompanhada de outros canpeonatos. Na Bélgica, novamente, a Fórmula 2 e a Fórmula 3 realizam suas 11ª e sétima etapas, respectivamente, e prometem um show de pilotagem dos brasileiros.

Com 180 pontos, Felipe Drugovich é o líder do campeonato da F2 e tem oportunidade de aumentar sua vantagem de 21 pontos em relação ao vice-líder, Theo Pourchaire. Enzo Fittipaldi, piloto da equipe tcheca Charouz Racing System, mira continuar sua sequência de pódios, tendo já somado cinco pódios nesta temporada.

Após uma vitória maiúscula em Hungaroring, com direito a prova na chuva e vantagem de 0s8 em relação ao P2, Caio Collet acelera em Spa-Francorchamps, pista que viu o brasileiro fazer a maior ultrapassagem da temporada no ano passado. Em circuito que é tradicional no automobilismo, o brasileiro da F3 promete um fim de semana competitivo.

Conteúdo Patrocinado