Nesta sexta-feira, aconteceu o primeiro e único treino livre antes da disputa do Grande Prêmio do Catar, marcado para este domingo, às 14 horas (de Brasília), no Lusail International Circuit. Quem liderou a prática foi Max Verstappen, com 1m27seg428, com Carlos Sainz na cola fazendo 1m27seg762 na segunda colocação e Charles Leclerc fechando o pódio com 1m27s909.
O treino foi marcado por uma temperatura ambiente elevada que bateu os 35ºC, sem contar o calor na pista: 41ºC. Ainda, os pilotos tiveram que lidar não só com o vento de cerca de 37 Km/h mas também com uma pista suja por conta do vento e também com o asfalto novo. O sol foi mais um fator que atrapalhou, dificultado a visão dos corredores em certos trechos do percurso.
No começo do treino, todas as equipes optaram pelo pneu de composto duro, visando testar durabilidade para traçar estratégias. Cerca de 20 minutos depois, algumas equipes menores migraram para os médios, com a Ferrari (Sainz e Leclerc) adotando a mesma medida com 23 minutos para o encerramento da prática, fazendo a equipe saltar na classificação.
Com 13 minutos restantes, a Williams (Alexander Albon e Logan Sargeant) foi a primeira a fazer giros com pneus macios. No entanto, o piloto acabou escorregando na curva 5. Logo depois, mais equipes optaram pelos macios e não tiveram problemas como os anteriores.
Veja também:
Conheça o canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Ao final do primeiro e único treino livre antes da disputa do GP do Catar, Max Verstappen conseguiu o melhor tempo com pneus macios mas muito pouco à frente em relação aos concorrentes, que faziam voltas com leves e duros. Fernando Alonso, quarto colocado com 1m27s919, teve bom desempenho com pneus médios.
A expectativa para o Grande Prêmio é que, além do forte sol com calor intenso, a pista tenha novamente muita areia e ela provoque saídas do circuito e, consequentemente, punições podem ser aplicadas. Cautela será necessária durante a prova em Lusail.
The quali runs are coming in hot...
Verstappen crushes the benchmark and goes half a second clear at the top on the soft tyres 🥵#QatarGP #F1Sprint pic.twitter.com/W5aS8kqAad
— Formula 1 (@F1) October 6, 2023
Veja também:
Conheça o canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Ainda nesta sexta-feira, às 14 horas, acontecerá a classificação para o GP do Catar. No sábado, terá a qualificação para a corrida sprint, marcada para 14h30. Nela, Max Verstappen pode conquistar o terceiro título de sua carreira caso termine em sexto lugar, conquistando três pontos, que seriam suficientes para garantir a conquista com seis provas de antecedência.