Bottas critica desgaste de pneus e quer melhorias em 2019

São Paulo , SP
17/10/2018 10:05:44

Em: Fórmula 1, Motor
Bottas afirmou que pneus têm limitado o trabalho das equipes e pilotos da F1 (Foto: Reprodução/Twitter)

O desgaste de pneus virou preocupação recorrente às equipes e pilotos da Fórmula 1, em 2018.E não atoa é motivo de criticas por parte de Valtteri Bottas, corredor da Mercedes, que fez uma reclamação em função do aumento gradativo de bolhas, o qual atrapalha o planejamento das corridas. Como a dirigibilidade diminui de acordo com o aumento de temperatura, as velocidades alcançadas pelos carros se tornam limitadas.

“Tivemos que fazer muita gestão em praticamente todas as corridas nesta temporada e, especialmente nas últimas, houve problemas com as bolhas. Uma vez que estamos chegando a uma certa temperatura, sabemos que isso vai acontecer em algum momento, então não estamos forçando para ultrapassar essas temperaturas. Tentamos administrar”, afirmou o finlandês, em entrevista reproduzida pelo Autosport.

Bottas é o terceiro colocado no ranking geral de pilotos (Foto: Martin BUREAU/AFP)

O caso mais recente em que as bolhas nos pneus influenciaram diretamente na corrida foi no Grande Prêmio da Rússia, no circuito de Sochi. Bottas liderava quando Hamilton, em segundo, passou a sofrer com o problema. Terceiro colocado, Vettel perseguia o britânico e provavelmente o teria ultrapassado caso a Mercedes não intervisse. A escuderia ordenou que Bottas deixasse Hamilton passar, e ambos administraram o GP até o final.

“Em alguns lugares, quando está quente, em uma pista de alta energia lateral, é bem difícil e às vezes parece que você está sendo bem lento, o que não é o ideal. Você sabe que há muito potencial nesses carros e meu raciocínio é que, se você fizer uma parada simples e puder acelerar será mais divertido, mas esse é um problema para todos agora”, completou.

A expectativa, portanto, fica por conta de melhorias para a temporada de 2019. Fato é que, no Grande Prêmio dos Estados Unidos, programado para este final de semana, os pneus serão os mesmos. Em Austin, no Texas, a 18ª etapa do Circuito Mundial de Fórmula 1 tem início já nesta sexta-feira, com a realização dos dois primeiros treinos livres. O terceiro treino livre e o treino classificatório serão realizados no sábado, enquanto a corrida está marcada para começar às 16h10 (no horário de Brasília).