Após proibição da FIA, Ferrari retira aletas do Halo de seus carros - Gazeta Esportiva
Após proibição da FIA, Ferrari retira aletas do Halo de seus carros

Após proibição da FIA, Ferrari retira aletas do Halo de seus carros

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/05/2018 às 11:24 • Atualizado: 23/05/2018 às 11:24

São Paulo, SP

As alterações não ajudaram Vettel, que chegou em quarto em Barcelona (Foto: LLUIS GENE/AFP)


A Federação Internacional de Automobilismo proibiu as alterações promovidas pela Ferrari em seus carros, que nas pistas Barcelona apresentaram um Halo (mecanismo de segurança localizado em cima do cockpit) diferente, com a conexão de espelhos retrovisores e duas aletas.

Segundo Charlie Whiting, diretor de provas da Formula 1, as aletas proporcionariam ao carro italiano um ganho aerodinâmico significativo, que superaria os limites estabelecidos pela entidade. A escuderia, por outro lado, afirmou que tratava-se apenas de uma medida para aumentar a rigidez dos espelhos e diminuir as vibrações do mesmo. Mesmo assim, já retirou as aletas do halo, mantendo os retrovisores.

"Enviamos uma diretriz técnica há algumas semanas, em resposta a uma série de perguntas de outras equipes sobre o princípio de montar um espelho no Halo, que era aceitável. Nós respondemos que sim, e estipulamos algumas coisas. É apenas uma questão de interpretação e tal interpretação tênue não é algo com o qual estamos felizes", apontou Whiting.

 



A alteração, porém, não surtiu efeitos mtão positivos assim para a Ferrari, que viu seus pilotos obterem um desempenho abaixo das expectativas no GP da Espanha. Sebastian Vettel, que largou em terceiro, acabou ultrapassado por Max Verstappen, terminando a corrida na quarta posição, enquanto Kimi Raikkonen, que largou em quarto, acabou abandonando a prova.

O vencedor da quinta etapa do Circuito Mundial foi Lewis Hamilton, da Mercedes, que segue na liderança da competição, com 95 pontos conquistados, 17 a mais que o próprio Vettel, segundo colocado. A próxima etapa é o GP de Mônaco, disputada no circuito de Monte Carlo.

Conteúdo Patrocinado