Ausente há dez anos, Jaguar retorna ao automobilismo na Fórmula E - Gazeta Esportiva
Ausente há dez anos, Jaguar retorna ao automobilismo na Fórmula E

Ausente há dez anos, Jaguar retorna ao automobilismo na Fórmula E

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/12/2015 às 12:45 • Atualizado: 15/12/2015 às 13:19

São Paulo, SP

A Jaguar está de volta às pistas de automobilismo. Ausente desde 2004, quando se retirou da Fórmula 1, a empresa britânica confirmou que passará a integrar o grid da Fórmula E na próxima temporada. A entrada da fabricante na categoria de carros elétricos será reconhecida oficialmente pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ainda nesta terça-feira.

"Estou orgulhoso de anunciar o retorno de Jaguar para competir no inovador campeonato da Formula E", declarou Nick Rogers, diretor de engenharia da equipe.

A Jaguar disputou a categoria máxima do automobilismo entre 2000 e 2004, quando foi comprada pela então patrocinadora Red Bull. Durante o período de atividade, conquistou dois pódios -- terceiros lugares no GP de Mônaco 2001 e Estados Unidos 2002 -- e teve, entre os titulares, os brasileiros Luciano Burti e Antônio Pizzonia.

Ausente do automobilismo desde 2004, Jaguar anuncia retorno às pistas na Fórmula E  (foto: Divulgação/Jaguar)
Ausente do automobilismo desde 2004, Jaguar anuncia retorno às pistas na Fórmula E (foto: Divulgação/Jaguar)


Agora, a escuderia aposta no desenvolvimento de carros elétricos. Rogers, que reiterou a intenção da Jaguar de permanecer nas pistas por um longo tempo, exaltou a "abordagem pioneira" da tecnologia sustentável utilizada pela categoria que está na terceira corrida de sua segunda temporada.

"O futuro está em ser mais conectado e mais sustentável. A eletrificação e tecnologias leves estão se tornando mais importante do que nunca porque a urbanização continua a aumentar. Os veículos elétricos certamente irão desempenhar um papel importante na Jaguar Land Rover no futuro portfólio de produtos, e a Fórmula E nos dará uma oportunidade única para promover nosso desenvolvimento dessas tecnologias", projetou o engenheiro.

O chefe da Fórmula E, Alejandro Agag, também ficou satisfeito com a parceria. Para ele, contar com uma equipe tradicional como a Jaguar no circuito ajudará a atrair público para o que considera o "futuro do automobilismo".

"Estamos muito felizes em receber a Jaguar. É uma marca com uma rica herança esportiva, e o fato de ela estar retornando ao automobilismo mundial com a Fórmula E é um grande endosso ao campeonato e à sua capacidade de influenciar o desenvolvimento de carros elétricos. A base de fãs apaixonados do time irá conduzir a popularidade do campeonato em todo o mundo", avaliou.

Trulli deixa Fórmula E após perder as duas primeiras corridas do ano

No mesmo dia em que a Jaguar anunciou a entrada na Fórmula E, a Trulli avisou que está de saída. Os problemas que deixaram a equipe de fora das primeiras provas da temporada 2015-16 levaram o mandatário, Jarno Trulli, a anunciar sua retirada da categoria.

"Como principais defensores do campeonato de carros elétricos, somos a favor de deixar espaço para uma nova equipe entrar e ajudar a desenvolver a competição e a tecnologia das corridas elétricas", afirmou o ex-piloto de Fórmula 1.

Agag admitiu estar decepcionado com a saída, mas agradeceu Trulli pelo envolvimento que ajudou a 'impulsionar a credibilidade" da Fórmula E. "Ao mesmo tempo em que estamos muito tristes de vê-los sair, sabemos que isso cria oportunidade para uma nova equipe e fabricante entrarem. Estamos muito confiantes sobre o futuro do campeonato", completou.

Conteúdo Patrocinado