Com futuro incerto, Autódromo de Interlagos completa 80 anos - Gazeta Esportiva
Com futuro incerto, Autódromo de Interlagos completa 80 anos

Com futuro incerto, Autódromo de Interlagos completa 80 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/05/2020 às 09:08 • Atualizado: 12/05/2020 às 10:42

São Paulo, SP

Interlagos já recebeu mais 30 corridas de Fórmula 1 (Foto: autodromodeinterlagos.com.br )


O Autódromo José Carlos Pace, popularmente conhecido como Autódromo de Interlagos, completa nesta terça-feira 80 anos de sua inauguração. Seu traçado inicial de 7.960 metros já chegou a ser considerado um dos mais desafiadores do mundo.

Em 12 de maio de 1940, o circuito foi aberto pela primeira vez para receber duas corridas no mesmo dia. Hans Ravache e Arthur Nascimento Júnior foram os primeiros vitoriosos para mais de 15 mil pessoas presentes.

Desde 1989 é conservado um novo traçado de 4.309 metros. A reforma foi feita para voltar a receber o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, depois de perder o domínio da prova no início dos anos 80 para o Rio de Janeiro. A partir de então, o local recebe anualmente as disputas da maior categoria do automobilismo.

Desde 1990 o GP Brasil de Fórmula 1 acontece em São Paulo (Foto: autodromodeinterlagos.com.brI


Apesar da tradição e da consolidação de Interlagos no calendário da Fórmula 1, o futuro da edição brasileira na capital paulista etá em xeque. O contrato do autódromo paulistano com a organizadora de provas da F1 vence ao fim deste ano e ainda não foi renovado. As negociações esfriaram ainda mais com a possível construção de um novo autódromo no Rio de Janeiro, que poderia levar a categoria novamente para solo carioca.

Ainda assim , o próprio GP deste ano ainda corre riscos, em função da pandemia do novo coronavírus. Até o momento, os organizadores sequer iniciaram a venda dos ingressos, temendo um cancelamento.




As corridas de Fórmula 1 em Interlagos também é um dos principais eventos da cidade de São Paulo. Segundo a prefeitura, o evento movimentou R$ 361 milhões em 2019, contando com mais de 158 mil pessoas no final de semana.

Conteúdo Patrocinado