Wellington Bezerra encerra hegemonia africana na Dez Milhas Garoto - Gazeta Esportiva
Wellington Bezerra encerra hegemonia africana na Dez Milhas Garoto

Wellington Bezerra encerra hegemonia africana na Dez Milhas Garoto

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/09/2018 às 14:47

São Paulo, SP

Wellington Bezerra venceu a 29ª edição da Dez Milhas Garoto (Foto: Midia Sport / Divulgação)


Na manhã deste domingo, Wellington Bezerra da Silva dominou a tradicional Dez Milhas Garoto e decretou o fim da hegemonia africana na prova que durava oito anos. O pernambucano completou os 16 quilômetros entre Vitória e Vila Velha em 48min55s, mais de um minuto à frente do seu parceiro do Cruzeiro, Gilmar Silvestre Lopes, que repetiu o vice-campeonato. O capixaba Valério de Souza Fabiano, completou o pódio masculino.

A 29ª edição da Dez Milhas Garoto contou com milhares de corredores, que largaram às 8h da manhã, na Praia de Camburi. A Elite Masculina subiu junto a Terceira Ponte, que liga as duas cidades, e na descida, no sexto quilômetro, Wellington forçou o ritmo e começou a abrir. Aumentou sua vantagem e correu sozinho pelas ruas de Vila Velha até chegar em frente da fábrica da Chocolates Garoto para fazer uma grande festa e ser aplaudido por centenas de pessoas que lotavam as arquibancadas.

“Prova difícil. Na descida da ponte eu saí e o queniano tentou me acompanhar mas não conseguiu. Aí segui forte porque estou bem preparado. Foi um ótimo teste para meu próximo desafio, a Maratona de Berlim, no dia 16 deste mês. Estou feliz por levar este título para Pernambuco e ter sido o primeiro brasileiro a ganhar depois do Marilson em 2010”, destacou o campeão. Depois de Berlim, Wellington quer fazer uma preparação específica para a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, e para a tradicional São Silvestre, ambas em dezembro.

No feminino, as brasileiras não tiveram bom desempenho. Esther Chesang Kakuri conquistou o bicampeonato, em 57min18, um minuto à frente da etíope Meseret Gezahegn Merine. A melhor brasileira foi a atleta do Cruzeiro Franciane dos Santos Moura, terceira colocada, seguida de Rejane Bispo da Silva e Mirela Saturnino Andrade.

Acompanhei as africanas até próximo do final, mas aí elas abriram. É difícil vencê-las, mas não é impossível. É preciso treinar mais para isso. Mesmo assim ser a melhor brasileira foi muito bom”, afirmou a paraense Franciane.

Confira os resultados:

Elite Masculina
1- Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro) – 48min55s
2- Gilmar Silvestre Lopes (Cruzeiro) – 50min11s
3- Geofry Kipchumba (Quênia) – 50min15s
4 - Paul Kipkemoi Kipkorir (Quênia) – 50min27
5 - Valério de Souza Fabiano (Cruzeiro) – 50min38s

Elite Feminino
1 - Esther Chesang Kakuri (Quênia) – 57min18s
2 - Meseret Gezahegn Merine (Etiópia) – 58min18s
3 - Franciane dos Santos Moura (Cruzeiro) – 58min33s
4 - Rejane Bispo da Silva (File/Marcia Narloch) – 58min57s
5 – Mirela Saturnino Andrade (Marinha do Brasil) – 59min43s

Cadeirante Masculino
1- Leonardo de Melo – 46min50s
2- Edicarlos Cerqueira dos Santos – 54min17s
3- Marcos Vinicius Barcellos da Silva – 1h05min23s

Cadeirante Feminino
1- Vanessa Cristina de Souza (Fast Wheels) – 46min50s
2- Josiane Nowacki – 1h08min53s
3- Angelina Nascimento da Silva – 1h35min25s

Conteúdo Patrocinado