"Voleibol em luto": ex-companheiras lamentam morte de Walewska
Gazeta Esportiva

"Voleibol em luto": ex-companheiras lamentam morte de Walewska, campeã olímpica pelo Brasil

São Paulo, SP

Publicação 22/09/23 | 08:58 - Atualização 22/09/23 | 09:06

Na noite desta quinta-feira, a ex-jogadora de vôlei Walewska faleceu aos 43 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada. Clubes, treinadores e atletas prestaram solidariedade pelo falecimento da campeã dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

As ex-companheiras de Walewska na Seleção Brasileira de vôlei, Jaqueline, Fabi Alvim, Thaísa, Paula Pequeno e Sheila, publicaram mensagens de luto e apoio à família.

Campeãs olímpicas em Pequim 2008

Em postagem nas redes sociais, Jaqueline escreveu: “A morte é uma certeza, mas continua nos surpreendendo quando chega sem aviso. Foi um prazer enorme te conhecer e jogar ao teu lado Wal. Sua presença nessa nossa trajetória olímpica foi essencial para nosso primeiro ouro olímpico. Vc sempre foi um exemplo de garra, força, liderança e disciplina. Vai deixar saudades e o seu legado será eterno. Que Deus te receba em seus braços".

"Todos se rendiam a ela! Elegante, respeitosa, dona de uma china espetacular, risada maior que o seus 1,90, parceira, cuidadosa, líder e vencedora por onde passou! São tantos momentos inesquecíveis, Wal… obrigada por tudo! Bastava conhecer uma vez pra enxergar sua luz! Não conheço quem não te admirasse e respeitasse! Descanse em paz! Ainda tentando processar tudo! Foi um privilégio desfrutar da sua companhia!", postou Fabi.

"Que dor... que perda! Ainda difícil de acreditar... Você era energia e luz por onde passava! Foi um exemplo como atleta e ainda mais como pessoa! Estou com o coração partido e ainda anestesiada. Que Deus a receba em Seus braços de amor! Descanse em paz, Wal!, escreveu Thaísa.


"Quero lembrar de você assim… guerreira, obstinada, exemplo de disciplina, força e inteligência. Ainda bem que tive tempo de dizer pra você olhando nos seus olhos o quanto eu a admirava. Você sempre foi uma líder, um exemplo para a nossa geração e para todas as outras que vierem. Só quem esteve em 2008 sabe da sua importância para realizar aquele feito aliás, as 12 são as mulheres mais admiráveis da minha vida e acabamos de perder uma das maiores. Você vai muito cedo, tinha muita elegância para espalhar fora das quadras também. Se você estava em sofrimento, agora passou e você já está nos braços do Pai mas se for algo diferente disso, o universo nos mostrará e mesmo assim você estará ao lado de Deus. Tenha paz eterna! Obrigada por fazer parte de toda a nossa história", publicou Paula.

"Walzinha, você sempre foi um exemplo para mim dentro e fora das quadras. Dor é grande demais. Agora o luto é diferente pela sua partida precoce. Força para toda sua família e amigos, descanse em paz", escreveu Sheila.

Comunidade do vôlei em luto

Além das campeãs olímpicas de 2008, as jogadoras da atual geração do vôlei brasileiro também se manifestaram, como Gabi Guimarães, Rosamaria e Pri Daroit. O técnico Bernardinho, que convocou Walewska para a Seleção pela primeira vez, mandou apoio, assim como seu filho, Bruninho, capitão do time masculino.

"Admirada por TODOS. A Wal é unanimidade. Atravessou gerações, impactou muita gente, é exemplo de tudo que um atleta profissional e ser humano tem de melhor. Deixou as quadras mas seguiu sendo legado. A vida muitas vezes não tem respostas, mesmo que a gente teime em procurá-las. Está difícil de acreditar e aceitar, mas você também nos ensinou sobre resiliência. Que o seu caminho seja de luz e paz, por aqui vamos tentar seguir em frente, fazer o nosso melhor e honrar tudo que você nos deixou", escreveu Gabi.

"Wal..meu primeiro grande exemplo de atleta de alto nível..e QUE exemplo..que honra eu tive de trabalhar com vc quando eu era bem novinha, ter presenciado a sua elegância, educação e comprometimento dentro e fora das quadras. Você se foi mas o seu legado vive aqui em mim e em tantas outras pessoas que se inspiraram na sua trajetória.. que vc encontre a paz necessária e que esteja num lugar bom", postou Rosamaria.


"Sem palavras para descrever a tristeza com a partida da querida Wal, conheci como menina e a vi se tornar uma mulher incrível, uma jovem aspirante que se tornou uma super campeã... amiga das amigas, líder, uma energia enorme, um sorriso cativante e um abraço acolhedor! Descanse em paz, querida Walewska", postou Bernardinho.

"Que notícia triste a sua partida querida Wal! Uma mulher guerreira, alegre, leal , que marcou uma geração e deixa um legado incrível. Cada encontro com você era sempre digno de risadas e muitas memórias emocionantes. Um dia muito triste pra quem teve a oportunidade de em algum momento conviver com você. Deus te receba de braços abertos! Força pra toda família", publicou Bruninho.

Deixe seu comentário