Brasil conhece adversários do Pré-Olímpico - Gazeta Esportiva
Grupos do Pré-Olímpico de vôlei são definidos e Brasil conhece seus adversários

Grupos do Pré-Olímpico de vôlei são definidos e Brasil conhece seus adversários

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/03/2023 às 15:12 • Atualizado: 17/03/2023 às 15:15

São Paulo, SP

Nesta sexta-feira foram definidos os grupos dos torneios masculino e feminino do Pré-Olímpico de Vôlei, que acontecerão em setembro e outubro deste ano e são as principais competições classificatórias para os Jogos de Paris-2024, na França.



No masculino, o Brasil é o anfitrião do Grupo A e receberá jogos de outras sete nações adversárias, como a Itália, atual campeã do mundo. Já as meninas, atuais vice-campeãs mundiais, foram para o Grupo B, que tem o Japão como sede.

Os outros anfitriões do torneio são: China e Polônia (feminino) e Japão e China (masculino). Em cada grupo estarão em disputa duas vagas para os Jogos de Paris-2024. Como país-sede, a França não participa do torneio, pois já está classificada.

Em entrevista ao SporTV, os técnicos da Seleção Brasileira feminina e masculina, José Roberto Guimarães e Renan dal Zotto, respectivamente, comentaram o chaveamento.

"Não vai ser molezinha, não. Todos os times vão dar um foco muito grande para essa competição, é a principal do ano. Eu acho que não é uma chave fácil, sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades. São três times europeus, Turquia, Bélgica e Bulgária, depois vem um asiático que é o Japão, dois sul-americanos (Argentina e Peru), que a gente já conhece mais e um da Norceca, que é Porto Rico. Acho que depende de quem vai compor as seleções", disse José Roberto Guimarães.

"Existe um equilíbrio muito grande, então você não consegue escolher muito. A chave A e a chave B são chaves extremamente equilibradas, com seleções competitivas, seleções novas, que estão surgindo no cenário internacional", completou Renan.


Se não conseguir a vaga para Paris-2024 através do Pré-Olímpico, o Brasil ainda vai poder se classificar por uma das cinco vagas disponíveis pelo ranking mundial. Atualmente, a Seleção figura na terceira posição entre as mulheres e na quarta entre os homens.

Confira as chaves dos torneios pré-olímpicos de vôlei:





MASCULINO
Grupo A - Brasil (sede), Itália, Irã, Cuba, Ucrânia, Alemanha, República Checa e Catar
Grupo B - Japão (sede), Estados Unidos, Eslovênia, Sérvia, Turquia, Tunísia, Egito e Finlândia
Grupo C - China (sede), Polônia, Argentina, Holanda, Canadá, México, Bélgica e Bulgária








FEMININO
Grupo A - China (sede), Sérvia, República Dominicana, Holanda, Canadá, República Checa, México e Ucrânia
Grupo B - Japão (sede), Brasil, Turquia, Bélgica, Bulgária, Porto Rico, Argentina e Peru
Grupo C - Polônia (sede), Itália, Estados Unidos, Alemanha, Tailândia, Colômbia, Coreia do Sul e Eslovênia





Conteúdo Patrocinado