Cruzeiro decide suspender Wallace por enquete sobre “tiro na cara de Lula” - Gazeta Esportiva
Cruzeiro decide suspender Wallace por enquete sobre “tiro na cara de Lula”

Cruzeiro decide suspender Wallace por enquete sobre “tiro na cara de Lula”

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/01/2023 às 19:14 • Atualizado: 31/01/2023 às 22:32

São Paulo, SP

A diretoria do Sada Cruzeiro informou, no início da noite desta terça-feira, que o oposto Wallace, campeão olímpico em 2016, foi punido com afastamento e suspensão por tempo indeterminado. A medida foi tomada diante da intensa repercussão de um post do atleta envolvendo o presidente Lula.

Wallace, que é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, iniciou a polêmica ao postar por meio do Instagram sua presença em um clube de tiro na última segunda. O atleta abriu uma "caixa de perguntas" aos seguidores e um deles perguntou se ele daria um tiro no rosto do atual presidente.

Como resposta, Wallace promoveu uma enquete na rede social, perguntando se seus seguidores tomariam essa atitude. Ele apagou o post algum tempo depois e gravou um pedido de desculpas em seus stories. "Quem me conhece, sabe que eu jamais incitaria a violência contra qualquer pessoa, principalmente contra o nosso presidente", alegou.


Storie de Wallace com a enquete sobre "tiro na cara de Lula" (Foto: Reprodução)


O próprio Sada Cruzeiro já havia se manifestado anteriormente, ressaltando que "a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada" e pedindo "sinceras desculpas a todos".

Ainda, a Unimed-BH, patrocinadora do clube de vôlei, repudiou, em nota, a publicação feita por Wallace, se disse "veementemente contra qualquer incitação à violência e à intolerância" e que "está acompanhando atentamente os desdobramentos para avaliar possíveis medidas".

Já a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em nota, informou que o caso protagonizado por Wallace foi encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) “para que a procuradoria avalie possíveis infrações cometidas pelo atleta com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD)”.

O episódio teve reação até da parte do Governo Federal. O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, deixou claro que o caso será levado adiante. Ele irá acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar providências.

Além dele, Ana Moser, atual Ministra do Esporte, afirmou em seu Twitter que, antes de ser atleta, "o jogador Wallace é um cidadão brasileiro e deve responder às nossas leis e instituições".



Por fim, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) emitiu uma nota oficial, afirmando que encaminhou, por meio do Compliance Officer, uma representação ao Conselho de Ética da entidade contra o atleta. O Conselho é independente do Comitê e, portanto, "dará o devido andamento às etapas do processo".

O órgão ainda reitera que "classifica como inaceitável a postagem feita pelo jogador" e que "não há espaço para nenhuma conduta violenta ou de incitação à violência".

Confira a nota do Sada Cruzeiro na íntegra:


A diretoria do Sada Cruzeiro, reforça, novamente, que repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência, após as postagens do atleta Wallace. Atento aos desdobramentos, o clube informa que vem tomando providências diante do fato. O clube exigiu do atleta Wallace a plena retratação e um pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos com as suas postagens.

Conforme previsto em contrato, o Sada Cruzeiro informa que Wallace será punido com afastamento e uma suspensão por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira.

Esperamos que o episódio sirva de aprendizado para todos, com uma reflexão sobre o uso consciente das redes sociais, e da responsabilidade que cada um tem em disseminar bons valores. O esporte deve ser uma ferramenta para propagar igualdade, tolerância e respeito.

Conteúdo Patrocinado