Quatro duplas brasileiras avançam na etapa de Doha de vôlei de praia - Gazeta Esportiva
Quatro duplas brasileiras avançam na etapa de Doha de vôlei de praia

Quatro duplas brasileiras avançam na etapa de Doha de vôlei de praia

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/03/2019 às 21:49

São Paulo, SP

A etapa de Doha, no Qatar, do Circuito Mundial de vôlei de praia terá ao menos quatro duplas brasileiras em sua fase eliminatória. Após os jogos desta quarta-feira, pela fase de grupos, Pedro Solberg/Vitor e Guto/Saymon já se garantiram nas oitavas de final e seguem invictos.

Por outro lado, Evandro/Bruno Schmidt e Alison/André (ES) tropeçaram e precisarão disputar a repescagem que, assim como as oitavas, será realizada nesta quinta-feira. As quartas e semifinais acontecem na sexta e as disputas de medalha no sábado.

Pedro e Vitor Felipe abriram o dia superando os suíços Mirco Gerson e Adrian Heidrich por 2 sets a 1 (21/17, 24/26, 15/13), em 58 minutos. Na segunda partida, valendo a liderança do grupo G, outro triunfo no tie-break, desta vez sobre os holandeses medalhistas olímpicos e campeões mundiais Brouwer/Meeuwsen: 24/22, 19/21, 15/13, em 54 minutos.

Quatro duplas brasileiras avançam à fase eliminatória (Divulgação/FIVB)


Guto e Saymon também foram direto às oitavas de final ao largarem com duas vitórias. Na primeira rodada, superaram os norte-americanos Tri Bourne/Crabb por 2 sets a 0 (21/17, 21/12), em 34 minutos. Em seguida, triunfo por 2 sets a 0 (21/18, 21/18) sobre os estonianos Nolvak/Tiisaar, em 38 minutos de duração, garantindo a liderança da chave C.

"É muito importante sair em primeiro do grupo aqui no Circuito Mundial. Você faz um jogo a menos, consegue descansar mais e ainda pode analisar mais o adversário. Tínhamos poucas informações dos dois times que enfrentamos hoje. Jogamos uma vez contra o time dos EUA e havíamos perdido, e a Estônia é um time que quase não joga os eventos mundiais. Nunca tínhamos enfrentado e não conhecíamos também. Foram dois jogos muito difíceis e agora o importante é focarmos no descanso e cuidar do corpo", destacou Guto.

Alison e André Stein, por sua vez, começaram o dia sendo superados pelos austríacos Robin Seidl e Philipp Waller por 2 sets a 1 (21/12, 21/23, 15/9), em 48 minutos. Horas depois, se recuperaram e venceram os chineses Peng Gao e Yang Li por 2 sets a 1 (19/21, 21/19, 11/15), em 52 minutos, avançando em terceiro lugar na chave D.

Já Evandro e Bruno Schmidt começaram bem na chave H, superando os compatriotas Ricardo e Álvaro Filho (BA/PB) por 2 sets a 0 (21/19, 21/13), em 41 minutos. Em seguida, acabaram superados pelos italianos Nicolai e Lupo, vice-campeões olímpicos, por 2 sets a 0 (21/19, 21/16), terminando em segundo lugar na chave.

Por fim, Ricardo e Álvaro Filho perderam os dois jogos do dia e deram adeus ao torneio na fase de grupos, em 25º.

As duplas campeãs em Doha recebem 800 pontos no ranking do Circuito Mundial. A etapa será também a abertura da corrida olímpica brasileira no naipe masculino. No naipe feminino, a abertura ocorre na etapa de Xiamen, na China, de 24 a 28 de abril.

Doha é a segunda de dez etapas do nível quatro estrelas programadas para o Circuito Mundial em 2019. Estão agendadas ainda outras duas etapas cinco estrelas e o Campeonato Mundial para este ano. A corrida olímpica, porém, segue até fevereiro de 2020.

Os países possuem quatro maneiras de garantir a vaga em Tóquio: vencendo o Campeonato Mundial 2019; sendo finalistas do Classificatório Olímpico, que será disputado na China, também em 2019; estando entre as 15 melhores duplas do ranking olímpico internacional; vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa). O Japão, sede, tem uma dupla em cada naipe já garantida.

Conteúdo Patrocinado