Ouro nos Jogos de 1996, Jackie Silva e Sandra Pires são homenageadas com medalhas - Gazeta Esportiva
Ouro nos Jogos de 1996, Jackie Silva e Sandra Pires são homenageadas com medalhas

Ouro nos Jogos de 1996, Jackie Silva e Sandra Pires são homenageadas com medalhas

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/08/2021 às 13:14

São Paulo, SP

As primeiras medalhistas brasileiras da história dos Jogos Olímpicos, Jackie Silva e Sandra Pires, serão homenageadas pela Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a Memorabília do Esporte. A iniciativa conta com a produção de medalhas com o objetivo de condecorar as ex-jogadoras de vôlei de praia, que conquistaram o ouro inédito em Atlanta-1996.

Os itens fazem parte da quarta série da coleção “Grandes Ídolos do Esporte”. Maria Esther Bueno, Robert Scheidt e Rodrigo Pessoa já foram homenageados. Daniel Dias, Hortência, Cesar Cielo e Daiane dos Santos também receberão medalhas comemorativas em 2021.

A série de Jackie e Sandra é limitada, exclusiva e terá peças com acabamento especial em prata, bronze dourado, bronze e cuproníquel. As três primeiras têm diâmetro de 40mm, enquanto a última mede 30mm.

A medalha de bronze dourado (+ 24g). (Foto: Divulgação/MDE)


As medalhas de 40mm possuem fundo espelhado, com tiragens limitadas e numeradas, e certificados de autenticidade da Casa da Moeda do Brasil, além do estojo da peça. Já as unidades em cuproníquel são comercializadas acompanhadas de um cartão exclusivo da coleção.

“Foi uma surpresa maravilhosa. É muito legal ser lembrada e lembrar daquela conquista que faz 25 anos, uma medalha de ouro inédita para as mulheres e que nos enche de orgulho. Fiquei muito feliz quando recebi o convite, nunca imaginei que receberíamos uma linda homenagem como essa”, afirmou Jackie.

Sandra também comentou: “Esta é uma iniciativa muito especial, uma coleção que eterniza grandes ídolos do esporte do nosso país, que ajuda a resgatar histórias e a contar tantas histórias. Estou muito feliz em fazer parte dessa coleção, o sentimento é de gratidão, homenagens são carinhos que a gente recebe.”

A medalha de prata (+ 31g). (Foto: Divulgação/MDE)


A edição de 1996 dos Jogos contou com a estreia do vôlei de praia. Jackie Silva e Sandra Pires chegaram como favoritas ao ouro e confirmaram o prognóstico. No caminho rumo à final, elas superaram Kaize/Rahayu (Indonésia), Fenwick/Spring (Austrália), Adriana/Mônica (Brasil) e Hanley/Harris (EUA).

Na decisão, disputada em 27 de julho, as atletas enfrentaram novamente as brasileiras Adriana Samuel e Mônica Rodrigues, que se classificaram por meio da repescagem. Jackie e Sandra venceram a partida por 2 sets a 0, com parciais de 12/11 e 12/6, e se tornaram as primeiras mulheres brasileiras a conquistar a medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos.

Conteúdo Patrocinado