Medalhistas em Pequim recebem homenagem por dez anos da conquista - Gazeta Esportiva
Medalhistas em Pequim recebem homenagem por dez anos da conquista

Medalhistas em Pequim recebem homenagem por dez anos da conquista

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/11/2018 às 15:33

São Paulo, SP

Conquistas em Pequim 2008 completam 10 anos (Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV)


Há 10 anos, o vôlei de praia brasileiro dava alegrias ao povo do país nas Olimpíadas de Pequim. E para celebrar uma década das conquistas na China, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) homenageou Márcio Araújo (medalha de prata), Ricardo e Emanuel (medalha de bronze), e os técnicos Ronald Rocha (prata) e Gilmário Cajá (bronze) com placas comemorativas.

Fábio Luiz, parceiro de Márcio na final olímpica, e o técnico da dupla, Ronald Rocha, hoje presidente da Federação Cearense de Voleibol não puderam comparecer por já terem assumido outros compromissos profissionais.

Naquela edição dos Jogos Olímpicos, Márcio e Fábio Luiz, campeões mundiais em 2005, enfrentaram na grande decisão os norte-americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers, que acabaram superando os brasileiros por 2 sets a 1, parciais de 23/21, 17/21 e 15/4.

Na disputa pelo terceiro lugar Ricardo e Emanuel enfrentaram os brasileiros naturalizados georgianos Renatão e Jorge. Ricardo e Emanuel, que defendiam o título olímpico, venceram por 2 sets a 0, com placar final de 21/15 e 21/10.

“Aquela final foi sensacional, um momento indescritível da minha vida. Jamais esquecerei essa conquista inédita para mim. Chegar no pódio olímpico representando o Brasil é muito gratificante. E ter este reconhecimento é algo que nos emociona, nos deixa muito gratos e felizes. Termos essa homenagem é muito legal. Parabenizo a CBV por esta lembrança, pois como dizem ‘recordar é viver’”, disse o medalhista de prata Márcio.

Atletas e técnicos receberam placas comemorativas (Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV)


Para Ricardo, a medalha corou o trabalho feito ao lado de Emanuel por dois ciclos olímpicos. O atleta ainda destacou a importância de relembrar marcos históricos para a modalidade e para o esporte brasileiro em si.

“Foi um momento muito bacana na minha trajetória ao lado do Emanuel. Estávamos em nosso segundo ciclo olímpico juntos, e conseguimos manter uma sequência muito boa estando sempre os quatro primeiros. E naquele jogo do bronze enfrentamos uma equipe que treinava com a gente, e isso para nosso time foi muito bom. Foi um marco para nossa dupla, duas edições dos Jogos juntos com duas medalhas. Hoje reviver um pouco daquele momento. O reconhecimento da entidade dos atletas e dos técnicos é importante para motivar ainda mais as novas gerações, pois o esporte é feito do que acontece dentro e fora das quadras”, destacou.

“Fiquei muito feliz de receber esta homenagem da CBV. É uma forma de reviver e renovar o que fizemos de bem no esporte. Eu e o Ricardo tivemos uma parceria muito longa, e uns dos principais resultados nossos foram os que conseguimos em Jogos Olímpicos. O que foi mais especial para nós em 2008 foi conseguir ser a primeira dupla a conseguir duas medalhas seguidas. Outra questão foi nossa dedicação em Pequim, pois o Ricardo vinha de lesão e passamos por momentos bem difíceis, quase ficamos em nono num jogo duro contra a Rússia, mas seguimos adiante e aquela medalha selou nossa trajetória vitoriosa”, relembrou Emanuel, que em novembro de 2013 entrou para a história como o maior vencedor de torneios do voleibol de praia, ultrapassando a marca de 150 títulos.

Conteúdo Patrocinado