Duplas brasileiras do vôlei de praia analisam adversários da fase de grupos - Gazeta Esportiva
Duplas brasileiras do vôlei de praia analisam adversários da fase de grupos

Duplas brasileiras do vôlei de praia analisam adversários da fase de grupos

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/07/2019 às 17:54

São Paulo, SP

O Pan-Americano de Lima, no Peru, começa nesta sexta-feira oficialmente, mas as duplas brasileiras de vôlei de praia já entram em quadra nesta quarta-feira, pela fase de grupos do torneio. O Brasil é o país com mais medalhas nesta modalidade no Pan, com cinco de ouro, três de prata e três de bronze.

Oscar e Thiago estreiam contra dupla da Costa Rica nesta quarta-feira, às 13h30 (de Brasília), pelo grupo C e o time brasileiro também terá pela frente duplas do Uruguai e de Cuba na fase de grupos. Já no naipe feminino, Carolina Horta e Ângela fazem a estreia contra dupla das Ilhas Virgens, nesta quarta-feira, às 14h20 (de Brasília), e depois enfrentam times do Chile e México pelo grupo C.

(Foto: Wander Roberto/COB)


Oscar comentou os desafios da primeira fase. "Costa Rica é uma dupla que temos poucas informações, não possuem uma dupla que dispute o Circuito Mundial, teremos pouco material para analisar. É importante entrarmos impondo nosso ritmo. A dupla uruguaia é conhecida, já enfrentei Cairus/Vieyto algumas vezes. Temos uma estratégia definida, mas sempre é um jogo complicado, estão jogando bem as etapas, com ritmo do Circuito Mundial, temos que ter cuidado", iniciou.

Ele ainda falou de Cuba. "É um time que joga muito com o vigor físico, atletas que utilizam ataques potentes, então a estratégia é voltada para o bloqueio, para bom posicionamento. Essa primeira fase é muito importante, quem sai em primeiro lugar já passa para as quartas de final, esse é nosso objetivo, se adaptar e jogar bem, deixar nosso melhor dentro de quadra", completou.

Já no feminino, foi Carolina Horta quem comentou a expectativa pela estreia na competição. "Acima de tudo, acredito que temos que fazer nossa parte bem, focadas, que os jogos fluirão, independente dos adversários. O time das Ilhas Virgens praticamente não joga torneios internacionais, vamos conhecer praticamente na hora do jogo. As mexicanas disputaram o Campeonato Mundial, temos imagens, já estudamos, vamos assistir mais vídeos. Já as chilenas são adversárias muito frequentes no Circuito Sul-Americano, é o time que mais conhecemos, o mesmo time que enfrentei em 2015 no Pan de Toronto. Estamos bem adaptadas e muito motivadas para esta disputa", disse.

O formato de disputa do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos 2019 acontece da seguinte maneira: as 16 duplas de cada gênero serão divididas em quatro grupos de quatro. O primeiro colocado de cada chave avança direto às quartas de final. Segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória extra, de oitavas de final. Na sequência ocorrem as semifinais e posteriormente as disputas pelas medalhas de bronze e ouro.

A cearense Carolina Horta é a única das convocadas com experiência em Jogos Pan-Americanos. Ela disputou a edição de Toronto (Canadá), em 2015, ao lado de Lili, quando conquistou a medalha de bronze. No naipe masculino, tanto Oscar quanto Thiago disputarão o torneio pela primeira vez, apesar de já terem representado o Brasil em diversas etapas de Circuito Sul-Americano, sendo ambos campeões do torneio.

O Brasil é o país com mais medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos desde a inserção da modalidade no programa esportivo, em 1999. Somando os gêneros masculino e feminino, são cinco medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Cuba aparece na segunda posição, com seis medalhas conquistadas no total.

Jogos Pan-Americanos - Vôlei de Praia Masculino
24.07 - Brasil x Costa Rica - 13h30
25.07 - Brasil x Uruguai - 11h50
26.07 - Brasil x Cuba - 15h

Jogos Pan-Americanos - Vôlei de Praia Feminino
24.07 - Brasil x Ilhas Virgens - 14h20
25.07 - Brasil x Chile - 16h
26.07 - Brasil x México - 13h20
*Horários de Brasília

Conteúdo Patrocinado