Brasil garante duas duplas na semi e terá representante na final em Gstaad - Gazeta Esportiva
Brasil garante duas duplas na semi e terá representante na final em Gstaad

Brasil garante duas duplas na semi e terá representante na final em Gstaad

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/07/2019 às 23:10

São Paulo, SP

 Carol Solberg (esq) e Maria Elisa celebram vaga na semifinal da etapa (Foto: Divulgação/FIVB)


O Brasil garantiu neste sábado uma vaga na final do torneio feminino do Major Series de Gstaad, na Suíça, etapa cinco estrelas do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Carolina Solberg/Maria Elisa (RJ) venceram seus jogos das quartas de final e vão se enfrentar nas semifinais deste domingo, às 6 horas (de Brasília), assegurando presença do país na decisão e ao menos uma medalha na segunda disputa mais importante do ano.

Levando em conta os confrontos pelo Circuito Mundial, os dois times brasileiros se enfrentaram três vezes anteriormente, com duas vitórias de Carol Solberg/Maria Elisa e uma de Ana Patrícia/Rebecca. Na outra semifinal, as norte-americanas Alix Klineman e April Ross encaram as donas da casa, as suíças Huberli e Betschart. As disputas de bronze e ouro também ocorrem no domingo, às 8h30 e 9h45 (de Brasília), respectivamente.

Carol Solberg e Maria Elisa foram as primeiras a entrarem em quadra pelas quartas de final, superando as holandesas Keizer/Meppelink por 2 sets a 0 (21/19, 21/19), em 42 minutos. A vitória fez com que Carol alcançasse pela primeira vez a semifinal do torneio mais tradicional do tour, igualando o irmão Pedro Solberg e anotando o nome na história.

“É ótimo ser o primeiro caso de irmão e irmã que alcançaram uma semifinal aqui em Gstaad. Minha irmã (Maria Clara) e eu tivemos várias chances de disputar medalhas, mas acabou não acontecendo aqui. Foi uma pena, mas ficou no passado. Estou mais focada no torneio desta semana com Maria Elisa, estamos jogando bem. Precisamos de um resultado bom para subirmos posições no ranking do Circuito Mundial e da corrida olímpica”, destacou.

Rebecca pula sobre as costas da parceira Ana Patrícia para celebrar vitória (Foto: Divulgação)


Já Ana Patrícia e Rebecca superaram nas quartas de final as atuais campeãs do mundo, as canadenses Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes, por 2 sets a 1 (21/14, 18/21, 15/9), em 50 minutos. O triunfo – primeiro da dupla sobre as canadenses – foi recheado de emoção, já que as brasileiras começaram avassaladoras, mas acabaram deixando o segundo set escapar, levando a decisão da vaga para o tie-break.

“Foi um jogo duríssimo, Pavan e Melissa chegam de um título especial, estão em uma fase muito bacana. Fizemos um primeiro set muito bom, perdemos o segundo, mas felizmente nos recuperamos no tie-break, errando menos. É um resultado importantíssimo para nós, pela corrida olímpica brasileira e por chegarmos em uma disputa de medalha no segundo torneio mais importante do ano. Estamos felizes, mas agora temos que descansar e colocar a cabeça no próximo jogo, que também será muito duro”, declarou Ana Patrícia.

A competição em Gstaad rende cerca de R$ 150 mil para os campeões dos naipes masculino e feminino. Ao todo, o torneio distribui cerca de R$ 2,3 milhões em premiação aos atletas, além de oferecer pontuação alta para o ranking internacional – 1.200 para os times vencedores.

Conteúdo Patrocinado