Ao lado de Bruno Schmidt, Evandro busca mais um título em Itapema - Gazeta Esportiva
Ao lado de Bruno Schmidt, Evandro busca mais um título em Itapema

Ao lado de Bruno Schmidt, Evandro busca mais um título em Itapema

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/05/2019 às 20:10

São Paulo, SP

Evandro tem boas lembranças de Itapema (Foto: Marcio Rodrigues/Megafoto)


Poucas praias trazem tantas boas recordações para o campeão mundial Evandro como Itapema. Ao lado do campeão olímpico Bruno Schmidt, desde fevereiro, o bloqueador e melhor sacador do mundo sempre foi campeão quando entrou em quadra na cidade catarinense, e vai em busca de mais um título a partir desta quinta, quando estreará na etapa brasileira do Circuito Mundial de vôlei de praia.

Válida pela corrida olímpica, a competição de quatro estrelas será uma excelente oportunidade para que Evandro e Bruno Schmidt deem uma arrancada em busca do sonho de Tóquio 2020. E experiência não faltará à parceria.

“Estou muito confiante em um bom resultado nesta etapa de Itapema. Tenho um retrospecto muito positivo por aqui. Nas duas vezes em que joguei, ganhei. A primeira no Circuito Brasileiro, em 2017, e a outra no Mundial, no ano passado. Acho que sei bem o caminho das pedras e pretendo segui-lo a partir de amanhã. A intenção é sair com mais uma vitória, mais um pódio de Itapema”, disse Evandro.

Após dois 17º lugares nas duas primeiras etapas do ano, em Doha, no Catar, e Xiamen, na China, Evandro e Bruno Schmidt sabem que precisam de um bom resultado em Itapema para embalarem de vez na corrida olímpica. Mas para um campeão mundial e um campeão olímpico, não existe pressão. Apenas treinamento e muita confiança.

Bruno Schmidt, o "Mágico", é o parceiro de Evandro (Foto: Marcio Rodrigues/Megafoto)


“Acho que a gente teve duas etapas como teste. Temos os descartes para fazer, nem todas entrarão na contagem para a corrida olímpica e já descartamos essas duas primeiras. Agora é realmente jogar, tentar fazer o torneio ficar longo e aprender com o que não deu certo esse ano. O Circuito está muito forte e precisamos crescer, evoluir com a competição. Precisamos forçar que isso aconteça. Não está vindo fácil, mas trem o lado positivo. Quando você faz força para que isso aconteça e consegue se adaptar ao Circuito Mundial, você realmente fica forte, o time fica consistente. É nisso que estamos apostando. Treinamos muito após a última etapa e vamos estrear confiantes em Itapema”, analisou Bruno Schmidt.

Evandro e Bruno Schmidt estrearão nesta quinta, na fase de grupos, onde os times são divididos em oito chaves com quatro duplas. A dupla com melhor ranking dentro de cada chave joga contra a dupla de pior colocação (1º x 4º), e as outras duas intermediárias jogam entre si (2º x 3º). Está é denominada a ‘rodada 1’. Os vencedores das partidas da rodada 1 se enfrentam (jogo dos vencedores), e quem levar a melhor fica com o primeiro lugar do grupo, indo direto às oitavas de final. Os grupos, no entanto, ainda serão divulgados nesta quarta pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

O perdedor fica em segundo lugar e vai para a repescagem. Já as duplas que foram derrotadas na rodada 1 duelam pela terceira colocação (jogo dos perdedores). Quem vence fica em terceiro e vai à repescagem e quem perde fica em quarto e está eliminado da competição na fase de grupos. A partir da fase de grupos o torneio passa a ser disputado no sistema de eliminatória simples, com repescagem, oitavas, quartas, semifinais e finais.

Conteúdo Patrocinado