Mais Esportes/Vôlei de Praia

André/George segue em busca de vaga no vôlei de praia para 2020

São Paulo , SP
20/09/2019 12:12:39

Em: Mais Esportes, Notícias, Vôlei de Praia

Após três dias de disputa do torneio pré-olímpico de vôlei de praia, em Haiyang, na China, o Brasil segue com chances de ganhar uma vaga para a Olimpíada de Tóquio, em 2020, na chave masculina. Nesta sexta-feira, André e George conseguiram uma vitória em dois jogos e estão na segunda colocação do grupo J.

Duplas está em segundo no grupo J e precisa de mais uma vitória para avançar à decisão (Foto: Getty Image/FIVB)

A dupla brasileira começou a terceira fase vencendo os noruegueses Berntsen e Mol H. por 2 sets a 0 (21/14 e 21/11). No segundo jogo do dia eles foram superados pelos holandeses Brouwer e Meeuwsen pelo mesmo placar (13/21 e 18/21). Eles ainda jogam contra a dupla da Letônia formada por Plavins e Tocs neste sábado (21), e, em caso de vitória, avançam para a decisão de uma das vagas.

No feminino, a dupla Ângela Lavalle e Carolina Horta foi eliminada após duas derrotas consecutivas na última quinta-feira.

O formato de disputas será diferente de outras competições do Circuito Mundial. Pelo regulamento, serão duas vagas olímpicas por gênero, e participam 16 duplas, 15 dos países mais bem classificados no ranking mundial em 15 de julho de 2019, mais um representante do país sede do pré-olímpico.

Na primeira fase, serão quatro grupos com quatro duplas em cada, os três melhores avançam para a etapa seguinte. Na segunda fase, serão quatro grupos com três duplas, os dois melhores seguem no torneio, quando dois grupos com quatro duplas serão formados. Nesta etapa passam dois em cada chave. O primeiro lugar de um grupo enfrenta o segundo do outro e o vencedor de cada um destes duelos garante a vaga em Tóquio.

O pré-olímpico de Haiyang não tem premiação em dinheiro e nem dá pontos no ranking mundial. Nas Olimpíadas, o Brasil tem 13 medalhas (três de ouro, sete de prata e três de bronze).