Time Brasil celebra 30 dias para os Jogos Pan-Americanos de Lima - Gazeta Esportiva
Time Brasil celebra 30 dias para os Jogos Pan-Americanos de Lima

Time Brasil celebra 30 dias para os Jogos Pan-Americanos de Lima

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/06/2019 às 11:51 • Atualizado: 26/06/2019 às 15:50

São Paulo, SP

Restam apenas 30 dias para a abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019, que será realizado em Lima, no Peru, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. E para lembrar a data especial e alertar para a reta final de preparação dos atletas visando a competição, que serve também de preparação para os Jogos olímpicos de Tóquio, em 2020, o Time Brasil fez uma publicação nas redes sociais interagindo com o público.

Inicialmente, a ideia do Comitê Olímpico Brasileiro era de contar com 492 atletas em Lima, o que formaria a maior delegação dentro do ciclo Olímpico. O plano foi revelado pelo próprio presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, durante o evento em comemoração aos 100 dias para a abertura, realizado em um restaurante peruano na cidade de São Paulo.

Há 30 dias do início, os Jogos Pan-Americanos já contam com algumas modalidades tendo seus representantes confirmados. Os nove atletas classificados no Wrestling, por exemplo, treinam até o próximo 28 na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, para o Pan Lima 2019. Os nove atletas classificados se juntam aos principais nomes da modalidade sob o comando do treinador-chefe da equipe nacional, o cubano Angel Torres Aldama.




Entre os nove atletas classificados para Lima, quatro treinam no Rio de Janeiro. Antoine Jaoude até 125kg do estilo livre, Joilson Júnior até 67kg e Angelo Moreira até 77kg, ambos do estilo greco-romano e Giullia Penalber até 57kg do wrestling feminino.

De São Paulo chegam Kamila Barbosa até 50kg, Camila Fama até 53kg, Lais Nunes até 62kg, campeã pan-americana de wrestling e atual número quatro do mundo, e Aline Silva, duas vezes medalhista dos Jogos Pan-americanos, prata em Guadalajara 2011, e bronze em Toronto 2015. O amazonense Daniel Nascimento, categoria 57kg do estilo livre, completa a delegação.

Já a equipe de boxe embarcou no último final de semana para Bogotá, na Colômbia, onde realiza uma série de treinamentos na altitude de 2.600 metros com as equipes olímpicas de Colômbia e República Dominicana, ambas candidatas ao pódio em Lima. A seleção conta com seus oito representantes (Ronaldo Silva - 49Kg; Herbert Sousa - 75 Kg; Keno Machado - 81 Kg; Abner Teixeira - 91 Kg; Cosme Nascimento - +91 Kg; Jucielen Romeu - 57 Kg; Beatriz Ferreira - 60 Kg; Flávia Figueiredo - 75 Kg).

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), por sua vez, convocou 51 atletas para integrar o Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Foram chamados 27 homens e 24 mulheres. Para o Atletismo, o Pan é uma competição muito importante, mas também será preparatório para o Mundial de Doha, no Catar, de 27 de setembro a 6 de outubro.

Somando os oficiais, além dos atletas, serão cerca de 750 pessoas no Time Brasil, a maior delegação neste ciclo olímpico. A inscrição final da delegação será realizada no dia 15 de julho, já em Lima.

“Está chegando o momento de colocarmos em prática um planejamento de muitos meses. Os Jogos Pan-americanos exigem uma operação complexa, mas estamos preparados para proporcionar aos atletas as melhores condições possíveis para que eles possam apenas se preocupar com o desempenho dentro do campo de jogo”, disse Marco La Porta, vice-presidente do COB e chefe da missão brasileira nos Jogos Pan-americanos.

“Estamos na reta final de preparação das modalidades, algumas delas buscando a vaga olímpica, que é o nosso principal objetivo em Lima. Agora é focar nos detalhes, para que não falte nada para os atletas na busca pelos primeiros lugares em suas competições. A torcida brasileira pode esperar dedicação total dos atletas e comissões técnicas das Confederações e do COB nos Jogos Pan-americanos”, disse Jorge Bichara, diretor de esportes do COB.

Conteúdo Patrocinado