Wawrinka bate ucraniano e pega Del Potro nas quartas do Aberto dos EUA - Gazeta Esportiva
Wawrinka bate ucraniano e pega Del Potro nas quartas do Aberto dos EUA

Wawrinka bate ucraniano e pega Del Potro nas quartas do Aberto dos EUA

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/09/2016 às 18:48

São Paulo, SP

Apesar de ter perdido um set, Stan Wawrinka não teve grandes problemas para chegar à vitória (Foto: Michael Reaves/AFP)
Apesar de ter perdido um set, Stan Wawrinka não teve grandes problemas para chegar à vitória (Foto: Michael Reaves/AFP)


 

O suíço Stan Wawrinka avançou com certa tranquilidade às quartas de final do Aberto dos Estados Unidos, nesta segunda-feira. O atual número 3 do mundo venceu o ucraniano Illya Marchenko, por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 6/1, 6/7 (7-5) e 6/3, em 2h48 minutos de partida.

A partida foi favorável a Wawrinka na maior parte do tempo. No primeiro set, o suíço começou quebrando o serviço do ucraniano, o que lhe garantiu uma vantagem de 3/0. Porém, o 63º do mundo mostrou força, devolvendo o break no quinto game e recuperando a igualdade.

No saque de Marchenko, o terceiro melhor tenista da atualidade fez valer o favoritismo. Com facilidade, abriu dois break points, que serviriam para fechar a parcial. No erro não-forçado do ucraniano veio enfim o triunfo do suíço, que finalizou o set em 6/4.

O segundo set foi um verdadeiro atropelamento do tenista suíço. Em toda a parcial, Marchenko anotou apenas nove pontos, contra 24 de Wawrinka. O número 3 do mundo ainda marcou 85% de aproveitamento nos pontos ganhos em primeiro saque, conta apenas 50% do ucraniano.

A terceira parcial caminhava para um desfecho tranquilo e simples para o tenista 31 anos. No quinto game, Wawrinka quebrou o serviço de Marchenko, abrindo vantagem de 4/2 no placar. Quando sacava para o jogo, em 5/4, o suíço sofreu o revés. Recebeu a devolução da quebra, e com a sequência, a parcial foi para o tie-break. No desempate, o ucraniano levou a melhor, 7-5.

Passado o susto, o suíço ainda tentava se reencontrar na partida. Ao voltar para o quarto set, foi quebrado por Marchenko no terceiro game. Sem perder a cabeça e com frieza, o suíço efetuou a devolução no game seguinte, empatando o placar em 2/2. A retomada veio em um erro no backhand do ucraniano, que se converteu em mais uma quebra de saque. Com a vantagem de 5/2, Wawrinka apenas administrou, finalizando a partida em 6/3.

O suíço não terá vida fácil na sequência do Aberto dos Estados Unidos. Nas quartas de final, o adversário de Wawrinka será o argentino Juan Martín Del Potro, que venceu mais cedo, também nesta segunda, o austríaco Dominic Thiem. O número 10 do mundo perdia por 1 set a 0 (6/3) e 3/2 quando abandonou a partida por uma lesão no joelho.

Conteúdo Patrocinado