Venus bate Pliskova, é primeira campeã do Elite Trophy e volta ao top 10 - Gazeta Esportiva
Venus bate Pliskova, é primeira campeã do Elite Trophy e volta ao top 10

Venus bate Pliskova, é primeira campeã do Elite Trophy e volta ao top 10

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/11/2015 às 09:45 • Atualizado: 08/11/2015 às 09:53

São Paulo, SP

A norte-americana Venus Williams tornou-se a primeira a erguer o troféu do WTA Elite Trophy, em Zhuhai, na China (Foto: WTA)
A norte-americana Venus Williams tornou-se a primeira a erguer o troféu do WTA Elite Trophy, em Zhuhai, na China (Foto: WTA)


Depois de quatro anos e meio, a veterana Venus Williams está de volta ao top 10 do ranking mundial. Na manhã deste domingo, a norte-americana sagrou-se campeã da primeira edição do WTA Elite Trophy, disputado no piso rápido e coberto da cidade de Zhuhai, na China, ao vencer a tcheca Karolina Pliskova, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6 (8-6), após 2h03 de batalha.

Com a vitória, a tenista de 35 anos alcançou o 48º título de sua carreira e o terceiro da temporada – ela não vencia três torneios em um mesmo ano desde 2008, além de receber uma premiação de 450 mil dólares (cerca de R$ 1,7 milhões). De quebra, a mais velha das irmãs Williams aparecerá entre as dez melhores do mundo no ranking a ser atualizado nesta segunda-feira, posição que não atingia desde março de 2011.

Mas para voltar a fazer parte do pelotão da frente do tênis mundial, Venus teve de vencer uma árdua final em Zhuhai. A norte-americana começou a decisão de modo agressivo e abriu 4/1 após pressionar o saque de Pliskova, que reagiu de imediato, devolveu a quebra e empatou em 4/4. No entanto, não demorou muito para Williams voltar a rechaçar o serviço da tcheca e fechou o primeiro set no 12º game (7/5).

A segunda parcial foi ainda mais acirrada. Pliskova saiu na frente com uma quebra para depois sacar e abrir 4/2. Venus não deixou barato e devolveu o golpe três games depois e deixou tudo igual. Depois, ambas confirmaram seus serviços e forçaram o tie break. No desempate, mais equilíbrio. A tcheca chegou a ter um set point em 6-5, mas vacilou e viu Williams vencer três pontos consecutivos para se tornar a primeira campeã nas quadras rápidas e cobertas de Zhuhai.

“Sete semanas na Ásia e agora eu sinto como se fossa a minha casa”, brincou Venus, campeã recentemente do Premier de Wuhan, também na China. “Eu estou muito empolgada por ganhar o primeiro troféu em Zhuhai. Todas as jogadoras foram bem-vindas aqui e nós apreciamos todo o entusiasmo. Ver todos os assentos preenchidos a cada partida é o que todas as atletas e torneios esperam”, acrescentou a veterana.

“Também parabenizo Karolina. Ela merecia ganhar também – eu realmente tive sorte por vencer a final”, encerrou Venus, que fez seu primeiro confronto diante da tcheca no circuito.

“Mesmo eu não tendo vencido hoje, foi uma grande semana”, disse Pliskova. “Venus jogou uma partida incrível hoje. Mas estou orgulhosa de como eu atuei nesta semana e espero ter mais jogos como este”, avaliou a tcheca, que deverá se aproximar do top 10.

 

Conteúdo Patrocinado