A Copa dos Mosqueteiros, troféu erguido em três ocasiões por Gustavo Kuerten em Roland Garros, estará no Brasil a partir da quarta-feira. A taça do campeão do Grand Slam francês, assim como a Copa Suzanne Lenglen, dada às campeãs em Paris, ficará exposta no clube Paineiras do Morumby, em São Paulo.
O local que receberá as taças irá sediar o Rendez-Vous à Roland Garros, torneio qualificatório para tenistas brasileiros que dará uma vaga na chave juvenil no Grand Slam deste ano. Os troféus ainda visitarão outros pontos turísticos da capital paulista.
A abertura do torneio e da exposição será às 11 horas (de Brasília) desta quarta-feira. A cerimônia contará com o ex-tenista Flavio Saretta e Orlandinho Luz, uma das promessas da modalidade no Brasil, além de Jeremy Botton, diretor executivo da Federação Francesa de Tênis, e Jorge Lacerda, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que assinarão um acordo entre as entidades.
Com a parceria, as federação da França e do Brasil preveem a disputa do qualificatório juvenil e o Roland Garros in the City, no Rio de Janeiro, que realizará eventos em solo carioca durante a disputa do Grand Slam.