Thiem vence surpresa italiana e vai para final inédita de Roland Garros - Gazeta Esportiva
Thiem vence surpresa italiana e vai para final inédita de Roland Garros

Thiem vence surpresa italiana e vai para final inédita de Roland Garros

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/06/2018 às 10:30

São Paulo, SP

Dominic Thiem jogará sua primeira final de Roland Garros na carreira (Foto: Christophe ARCHAMBAULT / AFP)


Nesta sexta-feira, Dominic Thiem, um dos principais tenistas da atualidade e número oito do mundo, teve uma das vitórias mais importantes de sua carreira. O austríaco venceu a surpresa italiana Marco Cecchinato, número 72, por 3 sets a 0, parciais 7/5, 7/6 e 6/1 e avançou para a grande final de Roland Garros. Essa será a primeira vez que o tenista de 24 anos jogará uma final de Grand Slam, desde que estreou no circuito mundial, em 2011.

Mesmo eliminado, Cecchinato tem muito para comemorar com sua excelente atuação em Roland Garros. Além de nunca ter ganho uma partida em Grand Slam antes desta edição do Aberto da França, o italiano derrotou grandes nomes para chegar na semifinal, como Pablo Carreno Busta, David Goffin e Novak Djokovic. Além disso, o tenista subirá 45 posições, da colocação 72 para a 27, chegando pela primeira vez no Top 30 do mundo.

O primeiro set começou com o austríaco quebrando o saque do adversário logo no primeiro game, aproveitando a brecha cedida por Cecchinato. Após o game inicial, o jogo se manteve equilibrado, com Thiem agressivo no fundo de quadra e o italiano utilizando como estratégias as bolas curtas e dropshots. A parcial chegou a ficar empatada, porém o atual número oito do mundo quebrou o serviço do oponente e fechou em 7/5 a seu favor.

Já o segundo set manteve o equilíbrio predominante em boa parte da primeira parcial, com os dois tenistas jogando muito bem durante seus serviços. O italiano se mostrava mais solto do que no primeiro set, usando uma tática mais sólida e sem reclamar a cada ponto perdido, algo que era comum vê-lo fazer na primeira parcial.

A parcial foi definida apenas no tiebreak, um dos mais emocionantes nesta edição de Roland Garros. Assim como no game desempate que teve contra Djokovic, Cecchinato começou com um mini-break a seu favor, mas viu o adversário tirar a desvantagem. Thiem melhorou seu desempenho chegou a ter 6 a 3 com dois saques a favor, porém um erro em um voleio fez com que o italiano encostasse no marcador. Os dois desperdiçaram mais de um set point, porém o austríaco "cresceu" na hora certa e fechou em 12 a 10.

Com larga vantagem, Thiem aproveitou o momento e abriu 3 game a 0 já no começo do terceiro set, deixando a situação do italiano cada vez mais difícil. A derrota no segundo set deixou Cecchinato extremamente abatido, sem poder de reação e limitações físicas. Com isso, o austríaco e Top 10 do mundo ganhou a terceira parcial por, fechando a partida em 3 sets a 0.

Agora, o número oito do mundo espera o vencedor do confronto entre Rafael Nadal e Juan Martin del Potro, que se enfrentam ainda nesta sexta-feira.

 

 

Conteúdo Patrocinado