Tenista da Rocinha leva virada de italiano e não vai à chave principal - Gazeta Esportiva
Tenista da Rocinha leva virada de italiano e não vai à chave principal

Tenista da Rocinha leva virada de italiano e não vai à chave principal

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

15/02/2015 às 17:23

Rio de Janeiro, RJ


O tenista carioca Fabiano de Paula, revelado na favela da Rocinha, não conseguiu uma vaga na chave principal do ATP 500 do Rio de Janeiro. Na tarde deste sábado, ele perdeu para o italiano Marco Cecchinato, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 7/6 (7-2) e 7/6 (7-5), após 2h45 de partida, pela rodada final do qualifying. A competição acontece nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro.


Número 216 do mundo, Fabiano de Paula, de 26 anos, venceu no último sábado o cabeça de chave 2 do quali, o argentino Facundo Bagnis, em sets diretos, o que o credenciou para disputar uma vaga na chave principal. Com a vitória, Cecchinato (157º) agora espera a divulgação da tabela da organização do torneio para saber contra quem vai jogar na primeira rodada.


"Infelizmente não deu, acho que me afobei nos momentos importantes, mais pelo cansaço para tentar acabar o jogo logo. Acabei errando mais do que esperava", analisou o carioca.


"Foi a primeira vez que joguei com tanta torcida. Eu tava muito cansado quando começou o terceiro set, mas graças à energia deles consegui lutar até o final. A derrota deixa um sentimento amargo, por chegar muito perto, mas tenho que continuar trabalhando", completou.


Embora não tenha garantido um lugar na chave principal, Fabiano vai disputar o torneio de duplas, ao lado de Marcelo Demoliner. Eles estreiam na tarde desta segunda-feira, contra a parceria formada pelo eslovaco Martin Klizan e pelo austríaco Philipp Oswald.


Outro carioca que se deu mal neste domingo foi Christian Lindell, que joga pela Suécia. Ele acabou eliminado pelo argentino Facundo Arguello por 6/1 e 6/3.


Fabiano de Paula não foi páreo para o italiano Marco Cecchinato na final do quali no Rio de Janeiro
Fabiano de Paula não foi páreo para o italiano Marco Cecchinato na final do quali no Rio de Janeiro - Credito: Divulgação


O jogo – Empurrado pela torcida carioca, Fabiano começou a partida com agressividade e após cinco games já liderava o placar em 4/1. Mesmo com uma quebra devolvida pelo italiano, De Paula soube administrar a vantagem e fechou a parcial em 6/4.


Um festival de quebras marcou o segundo set. Foram três para cada lado, sendo o tie break necessário para desempatar a parcial. Nele, Cecchinato conseguiu duas mini quebras, contra nenhuma do brasileiro, e empatou o duelo com um 7/6 (7-2), após 57 minutos de parcial.


No terceiro e decisivo set, os dois tenistas confirmaram os serviços sem dificuldades até o 11º game, quando Fabiano vacilou, perdeu quatro pontos seguidos e viu Cecchinato quebrar seu serviço. O atleta da Rocinha mostrou personalidade e logo em seguida devolveu a quebra, forçando mais uma vez o tie break.


No game de desempate, Fabiano mostrou crescer em momentos decisivos mais uma vez. O italiano foi quem conseguiu uma mini quebra primeiro e abriu 4/2. No entanto, o carioca aproveitou as vibrações de jogar em sua cidade natal e empatou o duelo. Por fim, Cecchinato sacou bem e fez 6/5, conseguindo o primeiro match point do jogo. O europeu não desperdiçou a chance, rechaçou o saque do carioca e venceu o set decisivo por 7/6 (7-5).


 

Conteúdo Patrocinado