Sorteio de Wimbledon define caminho complicado para Alcaraz e mais acessível para Djokovic

Imagem ilustrativa para a matéria
(Foto: Adrian DENNIS / AFP)

O sorteio do torneio de Wimbledon, que terá início na segunda-feira, proporcionou nesta sexta-feira um percurso bastante complicado para o espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo. Por outro lado, o seu grande rival Novak Djokovic terá um caminho mais acessível.

Para ver a final que todos desejam no All England Club, entre o jovem "aprendiz" e o veterano "mestre", em uma reprise da semifinal de Roland Garros, que o espanhol disputou fragilizado por uma lesão, Alcaraz e Djokovic terão que lutar muito. Vencedor dos dois primeiros Grand Slams da temporada (Austrália e Roland Garros) e em busca de seu oitavo título em Wimbledon, o sérvio entra como favorito.

Djokovic iniciará sua jornada contra o argentino Pedro Cachín (N.67). Na segunda rodada, seu adversário seria o australiano Jordan Thompson (N.71) ou o americano Brandon Nakashima (N.51).

Seu primeiro oponente de real estatura, pelo menos fisicamente (1,96m), viria na terceira fase, com o polonês Hubert Hurkacz (N.18). O tenista foi semifinalista há dois anos em Wimbledon, após vencer o suíço Roger Federer nas oitavas de final.

A final do ano passado contra o australiano Nick Kyrgios pode se repetir nas quartas de final, embora pareça improvável para o atual número 30 do ranking da ATP. Kyrgios disputou apenas uma partida nesta temporada e foi derrotado em Stuttgart, neste mês, para o chinês Yibing Wu.

E para conseguir desafiar Djokovic novamente, Kyrgios deve primeiro se livrar de perigosos adversários como o russo Andrey Rublev, finalista recentemente em Halle, o cazaque Alexander Bublik ou o canadense Feliz Auger-Aliassime.

Medvedev ou Tsitsipas como adversários nas "semis"

Como os mais prováveis adversários de Djokovic nas semifinais, aparecem o americano Taylor Fritz e o italiano Jannik Sinner. O norueguês Casper Ruud também é uma possibilidade.

Na parte superior do chaveamento, Alcaraz tem um caminho cheio de minas, numa superfície que ainda não dominou, apesar do recente título no Queen's. O número 1 vai estrear contra o veterano francês Jérémy Chardy e, em seguida, pode enfrentar seus compatriotas Alexandre Müller ou Arthur Rinderknech na segunda fase.

O alemão Alexander Zverev, ex-número 3 do mundo, ou o australiano Alex de Miñaur, a quem já derrotou no Queen's, podem ser os rivais nas oitavas de final. O dinamarquês Holger Rune ou o americano Francis Tiafoe como adversários nas quartas de final; e o russo Daniil Medvedev ou o grego Stefanos Tsitsipas como possíveis adversários nas semifinais.

Rybakina com Sabalenka e Jabeur

Na categoria feminina, a cazaque Elena Rybakina, número 3 do ranking da WTA e atual campeã de Wimbledon, foi enquadrada na mesma parte do sorteio do torneio londrino em que estão outras duas grandes favoritas ao título. A bielorrussa Aryna Sabalenka (N.2) e a tunisiana Ons Jabeur, que foi finalista no All England Club, estão do mesmo lado do chaveamento.

Nesse lado, mais complicado, está também a brasileira Beatriz Haddad Maia (N.13), que vai estrear contra a cazaque Yulia Putintseva (N.53). Do mesmo lado ainda está espanhola Paula Badosa (N.34), que tem um início de torneio bastante complicado, tendo como adversária a americana Alison Riske na primeira fase e a grega Maria Sakkari ou a ucraniana Marta Kostyuk na segunda.

O caminho parece teoricamente bem mais acessível para a número 1 do mundo Iga Swiatek, embora a polonesa nunca tenha passado das oitavas de final em Wimbledon e tenha desistido de disputar a semifinal de Bad Homburg, nesta sexta-feira, por ficar doente, o que a privou da possibilidade de conquistar seu primeiro título na grama. Swiatek poderá ter como adversária em uma hipotética semifinal a francesa Caroline Garcia (N.5).

Nesta parte do chaveamento, a argentina Nadia Podoroska (N.78) vai estrear contra a tcheca Tereza Martinkova (N.113). A colombiana Camila Osorio (N.81) estreia contra a italiana Elisabetta Cocciaretto (N.41).

O duelo de maior destaque da primeira fase será entre a americana Venus Williams, cinco vezes campeã de Wimbledon, e a ucraniana Elina Svitolina, semifinalista em 2019.

Conteúdo Patrocinado