Sinner vence Lehecka na final em Miami e completa o Sunshine Double

Imagem ilustrativa para a matéria
(Foto: CARMEN MANDATO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)

Logo após seu triunfo em Indian Wells, o número 2 do mundo, Jannik Sinner, completou o Sunshine Double ao vencer também o Masters 1.000 de Miami, neste domingo.

Sinner derrotou o tcheco Jiri Lehecka com um duplo 6/4 em uma partida que sofreu atraso e depois foi interrompida por 90 minutos por conta da chuva.

Sinner é o primeiro jogador a vencer consecutivamente os torneios Masters 1.000 de Indian Wells e Miami desde que Roger Federer alcançou esse feito, em 2017.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Miami Open 🎾 (@miamiopen)

Com este título em Miami, Sinner se torna o oitavo homem a completar o Sunshine Double, uma façanha também conquistada no sábado por Aryna Sabalenka na chave feminina.

O suíço Roger Federer (2005, 2006 e 2017), o sérvio Novak Djokovic (2011, 2014, 2015 e 2016), o chileno Marcelo Ríos (1998) e os americanos Andre Agassi (2001), Pete Sampras (1994), Michael Chang (1992) e Jim Courier (1991) anteceram Sinner.

O italiano, no entanto, é o único jogador a ter alcançado o Sunshine Double sem perder um único set tanto em Indian Wells quanto em Miami.

Nas quadras rápidas da Flórida, Sinner perdeu duas finais (2021 e 2023) antes de finalmente conquistar o troféu pela primeira vez, em 2024.

Desde aquela edição, ele acumula 12 vitórias consecutivas, uma vez que não pôde defender seu título em 2025 em função da suspensão por dois testes positivos para clostebol.

Com a ausência de Djokovic e a eliminação precoce do número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, o caminho ficou aberto para Sinner conquistar o 26º título de sua carreira, o sétimo de Masters 1.000.

Nessa categoria, classificada logo abaixo dos Grand Slams, Sinner o italiano detém uma sequência recorde de 17 vitórias consecutivas sem perder um set. A série inclui ainda o título de Paris, em novembro passado.

Sua vítima mais recente foi Jiri Lehecka, que fazia sua estreia em uma final de Masters 1.000 após duas semanas formidáveis, nas quais não havia sofrido nenhuma quebra de saque.

Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp 

Pressão sobre Alcaraz no ranking

O tcheco, que também tem 24 anos, lutou bravamente do início ao fim, buscando repetir o sucesso de seu compatriota Jakub Mensik, que surpreendeu Djokovic na final de Miami em 2025.

Assim como no ano anterior, a chuva desempenhou um papel fundamental, atrasando o início da partida em uma hora e meia e interrompendo o jogo logo após o italiano ter conquistado o primeiro set.

O mau tempo não intimidou Sinner, que precisou de apenas dois games para encerrar a invencibilidade de Lehecka no saque.

O tenista tcheco quase conseguiu uma quebra de serviço imediatamente, mas Sinner se manteve firme, saindo de um placar de 0-40 para consolidar uma vantagem - pequena, mas suficiente – para vencer o primeiro set.

Após a interrupção pela chuva, Sinner mais uma vez pressionou Lehecka ao limite em seu sexto break-point no set, abriu 5-4 e fechou a partida com seu saque.

Às vésperas da temporada de saibro, Sinner reduziu a diferença para apenas 1.190 pontos em relação ao topo do ranking da ATP, atualmente ocupado por seu grande rival, Carlos Alcaraz.

*Com conteúdo da AFP

Conteúdo Patrocinado