Buscando uma vaga na semifinal do WTA Mandatory de Roma, a russa Maria Sharapova e a bielorrussa Victoria Azarenka se enfrentaram na tarde desta sexta-feira, em duelo marcado pela rivalidade e pelo equilíbrio – eram sete vitórias para cada lado no circuito profissional. No entanto, Sharapova confirmou o favoritismo no saibro, superfície em que venceu os três duelos diante da 29ª colocada do ranking, e precisou de 1h34 para vencer por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. A russa, bicampeã no saibro romano em 2011 e 2012, busca seu terceiro título.
O resultado garante a classificação de Sharapova para a semifinal. A adversária será sua compatriota Daria Gavrilova, 78º do mundo, que venceu a norte-americana Christina McHale por 6/2 e 6/4 na manhã desta sexta.
Na atualização do ranking divulgada pela WTA na última segunda-feira, a romena Simona Halep superou Sharapova e assumiu a vice-liderança mundial, atrás apenas de Serena Williams. Buscando seguir no posto para ser cabeça de chave 2 em Roland Garros, Halep precisa derrotar a russa em caso de final entre as duas para evitar um possível confronto com Serena Williams ainda na semifinal do Grand Slam francês. Caso Halep caia ainda na semi, bastaria a Sharapova chegar à decisão para reassumir o segundo lugar.
Sharapova venceu Azarenka no saibro pela quarta vez e avançou para a semifinal do WTA Mandatory de Roma - Credito: AFP
O jogo – Azarenka começou melhor a partida e esteve bem perto de quebrar o saque da adversária, mas a russa salvou dois break-points e confirmou o serviço. No quarto game, a terceira favorita ao título conseguiu quebrar o saque da bielorrussa e abriu 3/1, e na sequência, uma quebra para cada lado manteve a vantagem para Sharapova. Sacando para o game, a russa desperdiçou um set-point e sofreu ameaça de quebra de Azarenka, mas conseguiu se recuperar para fechar a parcial por 6/3.
Na segunda parcial, Sharapova largou na frente ao quebrar o serviço da bielorrussa na primeira oportunidade. Com nova quebra no quinto game, a russa ainda salvou um break-point e abriu 5/1 de vantagem. Azarenka lutou até o fim, salvou três match-points e confirmou seu serviço, mas bastou a Sharapova vencer o game de seu saque para confirmar o triunfo por 6/2 e a classificação para a próxima fase em Roma.
Algoz de Kvitova, Suarez Navarro enfrenta Halep na semi
Simona Halep precisou de menos de 1h para vencer sua compatriota Alexandra Dulgheru, 72º do mundo, com direito a pneu na manhã desta sexta-feira. Halep triunfou por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0 e segue viva em busca do título em Roma. Na próxima fase, ela encara a espanhola Carla Suares Navarro, número 10 do mundo.
Navarro, por sua vez, derrubou Petra Kvitova e tirou as chances da tcheca de ser cabeça de chave 2 em Roland Garros. Dependendo do título para alcançar o feito, a quarta melhor tenista do mundo caiu para a espanhola por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, após 1h14 de embate.