Rafael Matos foi campeão do Rio Open ao lado do colombiano Nicolas Barrientos. Além disso, cinco brasileiros disputaram a chave principal (com três tenistas do país alcançando as quartas de final - João Fonseca, Thiago Monteiro e Thiago Wild).
Entre os brasileiros, João Fonseca roubou a cena durante o Rio Open. O tenista de 17 anos atraiu todos os holofotes ao conquistar suas duas primeiras vitórias da carreira na ATP, e tornar-se o mais jovem brasileiro nas quartas de final de um torneio do circuito desde Gustavo Kuerten no ATP de Umag, em 1996.
Que saudade. 🥺 #RioOpen pic.twitter.com/dNKVHpr25A
— Rio Open (@RioOpenOficial) February 29, 2024
Na final de simples, dois tenistas de um mesmo país decidiram o título. O argentino Sebastian Baez venceu o compatriota Mariano Navone e recebeu o troféu do torneio.
Além disso, pela primeira vez na história, o evento promoveu um torneio de tênis em cadeira de rodas, o Wheelchair Tennis Elite. O Jockey Club Brasileiro recebeu quatro atletas da elite mundial da modalidade.
"A décima edição entrou para a história e consolidou definitivamente o Rio Open com um grande evento do Brasil. O público que compareceu ao complexo do Jockey pôde experimentar grandes emoções. Tivemos o primeiro título de um brasileiro nas duplas, o talento de João Fonseca e promovemos pela primeira vez o torneio Wheelchair, com grandes jogadores de tênis em cadeiras de rodas", comentou Marcia Casz, diretora do Rio Open.