Rio Open apresenta cartaz oficial da edição de 2018 - Gazeta Esportiva
Rio Open apresenta cartaz oficial da edição de 2018

Rio Open apresenta cartaz oficial da edição de 2018

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/12/2017 às 15:55 • Atualizado: 01/12/2017 às 15:57

São Paulo, SP

Primeiro ATP 500 da história do Brasil, o Rio Open divulgou, nesta sexta-feira, o cartaz oficial da edição de 2018 do torneio. A inspiração veio do saibro. E nada melhor do que a cor laranja das quadras do maior torneio de tênis da América do Sul para servir de base para o consagrado Carlos Vergara, artista plástico com mais de 50 anos de carreira, criar a arte da quinta edição do Rio Open, que será disputado de 19 a 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.

É a primeira vez que o renomado artista produziu a arte do cartaz, uma atração à parte nos principais torneios do Circuito Mundial de Tênis. Sempre com artistas em sua criação, a arte também dará vida a todos os produtos oficiais do torneio. Para a edição 2018, Vergara usou como base uma pintura com saibro e especularita (variedade de mineral com intenso brilho metálico) sobre lona crua.

(Foto: Divulgação)


"Eu queria uma imagem à altura do torneio e da sua relevância. Que de cara fosse possível identificar o tênis. Por isso usei o saibro. Eu também adoro o 'desafio', quando conferem se a bola foi dentro ou fora, então procurei retratá-lo. Sem falar que a quadra é abençoada pelo Cristo Redentor, então ele precisava estar presente. Com as sombras e as marcas na rede busquei a realidade da modalidade", comentou.

Além dos mais de 50 anos dedicados às artes plásticas no Brasil e no mundo, Carlos Vergara também possui forte identificação com o esporte. Ele foi atleta de vôlei na década de 60, quando competia pelo Fluminense e chegou a jogar fora do Brasil também. Porém, o amor pela arte bateu mais forte.

"Posso dizer que os dois esportes mais difíceis para mim são tênis e vôlei, pela rapidez de decisão que você tem que tomar em ação. Felizmente, na pintura, eu posso fazer as 'jogadas' com mais calma. Parto de uma ideia e vou testando, experimentando elementos até chegar no que eu ache que combina com a proposta da arte, neste caso com Rio Open. Não queria fazer simplesmente um retrato de um tenista dando uma raquetada, mas sim que algo que realmente conversasse com o torneio. Ter um evento deste porte no Rio Janeiro é maravilhoso. A cidade merece”, completou.

Conteúdo Patrocinado