Mais Esportes/Tênis

Para evitar jogos intermináveis, Wimbledon altera regra do 5° set

São Paulo , SP
19/10/2018 12:45:58

Em: Mais Esportes, Tênis
Torneio já teve partidas muito longas, que superaram seis horas de duração (Foto: Andrew Couldridge/AFP)

Nesta sexta-feira, a organização do torneio de Wimbledon anunciou uma decisão histórica. Após um histórico de partidas “intermináveis”, como uma das semifinais desta edição, que durou 6h35, foi decidido que, a partir de 2019, se o quinto set seguir empatado até o 12/12, haverá um game desempate.

“Esse momento chegou. Embora a gente saiba que as ocorrências de partidas que se estendem demais no último set são raras, achamos que o tie-break após 12/12 atinge um equilíbrio justo entre permitir aos jogadores uma oportunidade de completar a partida, ao mesmo tempo em que proporciona certeza de que a partida vai chegar a uma conclusão em um prazo aceitável”, disse Philip Brook, presidente do All England Lawn Tennis Club.

Em outros torneios, o desempate ocorre após o 6/6, mas a direção do torneio mais tradicional do tênis não quis ser tão radical, estipulando o tie-break após o 12/12 apenas para evitar partidas como o duelo histórico entre John Isner e Nicolas Mahut, que terminou em 70/68 no quinto set após 11h06.