Nadal vence batalha contra croata sacador e vai às oitavas em Xangai - Gazeta Esportiva
Nadal vence batalha contra croata sacador e vai às oitavas em Xangai

Nadal vence batalha contra croata sacador e vai às oitavas em Xangai

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/10/2015 às 12:09 • Atualizado: 14/10/2015 às 12:14

São Paulo, SP

Rafael Nadal precisou de quase três horas para bater Ivo Karlovic na estreia em Xangai (Foto: Greg Baker/AFP)
Rafael Nadal precisou de quase três horas para bater Ivo Karlovic na estreia em Xangai (Foto: Greg Baker/AFP)


Em sua primeira partida após a derrota para o sérvio Novak Djokovic na decisão do ATP 500 de Pequim, no último domingo, o espanhol Rafael Nadal, sétimo colocado no ranking mundial, conseguiu uma difícil vitória na estreia do Masters 1000 de Xangai, onde foi vice-campeão em 2009. Na manhã desta quarta-feira, o canhoto de Mallorca derrotou o gigante croata Ivo Karlovic (21º), de 2,10m, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7 (4-7) e 7/6 (7-4), após 2h43 de confronto na quadra rápida chinesa.

Iniciando sua caminhada rumo ao inédito título em Xangai, Nadal teve que lidar com uma arma potente do adversário: o saque. O croata aproveitou sua altura e disparou nada menos que 24 aces, 20 a mais que o espanhol.

Na última semana, Karlovic bateu o recorde mundial de aces que pertencia ao seu compatriota Goran Ivanisevic (10.237) ao conseguir 26 pontos diretos de saque na derrota para o uruguaio Pablo Cuevas pela segunda rodada do ATP 500 de Pequim, alcançando 10.247.

No entanto, nem isso foi o suficiente para deter Rafa, que começou mal a partida ao ter o serviço rechaçado logo no primeiro game do jogo. Nadal só foi devolver a quebra bem depois, quando empatou em 5/5 para depois manter o embalo e fechar a parcial vencendo os dois games seguintes.

O segundo set foi ainda mais equilibrado. Os dois tenistas confirmaram seus serviços sem muitas dificuldades, com exceção de Nadal, que teve de salvar três break points no nono game, forçando o tie-break. No desempate, o croata foi mais agressivo, subiu bem à rede e venceu com uma mini-quebra à frente.

O roteiro do segundo set se repetiu no terceiro. Ambos os jogadores tiveram ainda mais facilidade para vencerem seus games de saque e forçaram mais uma vez o tie-break, que, decidiu o destino dos dois no campeonato. Desta vez, porém, Nadal teve melhor sorte. Após fazer bons pontos e manter seu serviço, o espanhol viu o croata cometer uma dupla falta no 4-4 para depois, com um voleio e uma passada, dar números finais à sua difícil estreia em Xangai.

Esta foi a quinta vitória de Rafael Nadal em cinco confrontos com Ivo Karlovic. Agora, o “Touro Miura” enfrentará nas oitavas de final o canadense Milos Raonic (9º colocado no ranking), que superou o espanhol Roberto Bautista Agut (23º) por 6/4, 6/7 (3-7) e 7/6 (7-5).

O canhoto de Mallorca também tem ampla vantagem no retrospecto diante de Raonic: são cinco vitórias em seis duelos. O sétimo encontro entre eles acontecerá na manhã desta quinta-feira, a partir das 7 horas (de Brasília).

 

 

Conteúdo Patrocinado