Nadal não consegue defender título em Doha; Feijão vence estreia - Gazeta Esportiva
Nadal não consegue defender título em Doha; Feijão vence estreia

Nadal não consegue defender título em Doha; Feijão vence estreia

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

06/01/2015 às 15:38

São Paulo, SP


Rafael Nadal segue com dificuldades em sua readaptação às quadras. Após levar um passeio de Andy Murray em Abu Dhabi, na última semana, o espanhol foi derrotado nesta terça-feira e está eliminado do ATP 250 de Doha, onde é o atual campeão. O algoz foi o alemão Michael Berrer, 127º do mundo e oriundo do qualifying, que venceu por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/3 e 6/4, em 1h56 de partida.


O espanhol teve uma temporada 2014 recheada de lesões, deixando-o de fora de importantes competições. No fim do ano passado, Nadal lesionou o punho direito e teve de passar por uma cirurgia por conta de uma apendicite, ausentando-se do Masters 1000 de Paris e do ATP Finals de Londres.


Cabeça de chave número 2 em Doha, Rafa começou impondo seu tênis e, com duas quebras, abriu 5/0. Depois, o “Touro Miúra” administrou a vantagem e fechou tranquilamente a primeira parcial.


No segundo set, o alemão voltou mais ligado, melhorou a qualidade do saque e não foi mais ameaçado pelo espanhol. Berrer ainda conseguiu uma brecha e quebrou o serviço do adversário no quarto game, abrindo 3/1. Após isso, o tenista oriundo do qualifying soube segurar Nadal e empatou o duelo.


Ainda sem ritmo, Rafael Nadal não foi páreo ao alemão Michael Berrer (Foto: Karim Jaafar)
Ainda sem ritmo, Rafael Nadal não foi páreo ao alemão Michael Berrer (Foto: Karim Jaafar) - Credito: AFP


O terceiro e decisivo set foi decidido logo no começo. Berrer rechaçou o saque de Nadal logo no primeiro game e depois confirmou a quebra para abrir 2/0. Com um primeiro serviço eficiente (76% de aproveitamento no jogo), o germânico não deixou o espanhol crescer na partida e garantiu vitória nos outros games em que sacou, finalizando o embate em 6/4.


Esta foi a primeira vez que Michael Berrer superou Rafael Nadal, em três confrontos. Na segunda rodada, nesta quarta-feira, o alemão vai enfrentar o croata Ivan Dodig, que passou pelo egípcio Mohamed Safwat com um 6/3 e 6/1.


Michael Berrer vai encarar o corata Ivan Dodig na segunda rodada em Doha (Foto: Karim Jaafar)
Michael Berrer vai encarar o corata Ivan Dodig na segunda rodada em Doha (Foto: Karim Jaafar) - Credito: AFP


Brasil vence em Doha


João Olavo Souza, o Feijão, estreou com vitória no ATP 250 de Doha, no Catar. O número 2 do Brasil derrotou o tunisiano Malek Jaziri, de virada, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3, em 1h37 de embate.


Número 117 do ranking mundial, Feijão teve no saque sua melhor arma. Ele teve um aproveitamento de 70% no primeiro serviço e marcou oito aces, contra apenas três do rival. O paulista de Mogi das Cruzes ainda conquistou duas quebras e foi quebrado apenas em uma oportunidade.


O brasileiro vai medir forças com o italiano Andreas Seppi (45º do mundo) na segunda rodada, nesta quarta-feira. O europeu venceu na estreia o argentino Leonardo Mayer por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 7/6 (7/4) e 7/6 (7/4).

Conteúdo Patrocinado