Nadal leva susto, mas vence e se garante como número um do mundo - Gazeta Esportiva
Nadal leva susto, mas vence e se garante como número um do mundo

Nadal leva susto, mas vence e se garante como número um do mundo

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/01/2018 às 10:03 • Atualizado: 21/01/2018 às 11:47

São Paulo, SP

Rafael Nadal está em busca de seu 17º Grand Slam (Foto: William West/AFP)


Rafael Nadal não teve vida fácil neste domingo no Aberto da Austrália. Pelas oitavas de final do torneio, o espanhol enfrentou o argentino Diego Schwartzman, que complicou o adversário e chegou a arrancar um set. Porém, o favoritismo falou mais alto e o Toro Miúra triunfou por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4-7), 6/3 e 6/3, em 3h51 de jogo.

Foi a primeira vez que Nadal perdeu um set no Aberto da Austrália e também a primeira vez que o argentino venceu um set do espanhol. No total, foram quatro confrontos entre os dois. Além disso, essa é a 33ª vez que Nadal se classifica para as quartas de final de um Grand Slam a 10ª vez que ele chega tão longe no Aberto da Austrália.

A vitória não garantiu apenas a vaga nas quartas de final, como também a manutenção da liderança do ranking, já que não poderá mais ser ultrapassado por Roger Federer, mesmo se este defender o título e sair da Austrália com seu 20º troféu de Grand Slam.

O próximo adversário de Nadal será o croata Marin Cilic, que anotou sua 100ª vitória em Grand Slam. O retrospecto contra o rival é amplamente favorável ao espanhol, que só perdeu um dos seis encontros anteriores que tiveram, nas semifinais do ATP 500 de Pequim em 2009.




O primeiro set Nadal aproveitou o nervosismo e os erros de Schwartzman e se impôs no jogo. O argentino foi se soltando no decorrer da partida e forçou o espanhol a salvar três break-points. Na sequência, porém, cedeu a quebra de saque e viu o número um fechar a parcial.

O segundo set foi marcado pelo equilíbrio e por seis quebras de saque, três para cada lado. Schwartzman respondeu à altura ao bom desempenho de Nadal e conseguiu forçar o tie-break. Dessa vez, o argentino levou a melhor e deixou tudo igual em Melbourne.

No terceiro set, Schwartzman continuou dando trabalho para Nadal, mas deixou escapar seu serviço no quarto game e não conseguiu recuperar. Mais inteiro fisicamente, Nadal continuou com o mesmo ritmo e, com duas quebras a seu favor, fechou o quarto e último set, decretando a vitória.

"Diego é um grande jogador. Ele teve um excelente começo de temporada, somos amigos e desejo o melhor para ele. É importante ter uma vitória como essa, com quase 4 horas de duração. Isso mostra que eu estou bem. Me dá confiança porque o jogo teve muita intensidade, então mostra que meu corpo consegue resistir", destacou Nadal após o triunfo.

Confira os outros resultados da rodada:

Pablo Carreño-Busta 1 x 3 Marin Cilic (6/7 (2-7), 6/3, 7/6 (7-0) e 7/6 (7-3))

Kyle Edmund 3 x 1 Andreas Seppi (6/7 (4-7), 7/5, 6/2 e 6/3)

Conteúdo Patrocinado