"Meu maior sonho é jogar a Copa Davis no Brasil", afirma Thiago Monteiro - Gazeta Esportiva
"Meu maior sonho é jogar a Copa Davis no Brasil", afirma Thiago Monteiro

"Meu maior sonho é jogar a Copa Davis no Brasil", afirma Thiago Monteiro

Gazeta Esportiva

Por Estevam Chaparin *

03/12/2018 às 08:00

São Paulo, SP

Thiago Monteiro é o melhor tenista brasileiro no ranking mundial de simples (Foto: AFP/Jiji Press/STR)


No próximo ano, a Copa Davis terá uma nova estrutura, totalmente reformulada, após votação entre as federações e críticas dos principais tenistas do mundo. Entre as mudanças, está a das datas oficiais, já que agora o torneio entre nações acontecerá em uma única semana, em um único país, sendo que, anteriormente, acontecia durante todo o ano e com um dos times atuando "em casa". No entanto, as partidas antes da fase final ainda serão com campo de mando, e um dos principais objetivos de Thiago Monteiro é ser chamado para jogar o duelo diante da Bélgica e jogar, pela primeira vez, na frente da torcida brasileira.

"Acho que a mudança da Copa Davis ajudou para os tenistas, ajudou o calendário, mas afeta o 'espírito' da Copa Davis, com a torcida local ajudando os tenistas. Porém, por sorte, nós vamos ter a Copa Davis no Brasil, o qualificatório contra a Bélgica. Eu espero muito ser chamado para jogar pela primeira vez em casa, até agora atuei seis confrontos, e todos foram fora. Seria mesmo um grande sonho se isso acontecer. Vamos esperar", ressaltou o  tenista brasileiro em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva.

Melhor brasileiro no ranking mundial de simples, Monteiro já tem um objetivo principal para 2019: conquistar seu primeiro torneio ATP na carreira. Além disso, o tenista cearense espera entrar na chave principal dos torneios Grand Slam e, quem sabe, marcar bons resultados nos principais torneios do mundo, mesmo com uma temporada com altos e baixos.

"Nesse ano, posso destacar alguns bons resultados. Cheguei até às quartas de final do ATP 500 de Hamburgo e às semifinais do ATP 250 de Quito. Foram desempenhos positivos, me deram confiança e, além disso, pude celebrar vitórias contra tenistas de ponta, como (Gael) Monfils, (Gilles) Simon e (Fernando) Verdasco. Vou atrás do meu primeiro título ATP e, quem sabe, ingressar nos principais torneios do mundo para conseguir me destacar e voltar com bons resultados", afirmou Monteiro.

Atual número 123 do mundo, o atleta brasileiro espera voltar ao Top 100 do mundo no ano que vem e superar novos desafios, entre eles, chegar pela primeira vez em uma final de ATP. Mas, além dos resultados, Monteiro quer se manter uma referência para os jovens tenistas nacionais, que podem se espelhar em alguém para superar as enormes e incansáveis dificuldades para se tornar um profissional.

* Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado