Melo revela desconforto por enfrentar parceiro croata na Copa Davis - Gazeta Esportiva
Melo revela desconforto por enfrentar parceiro croata na Copa Davis

Melo revela desconforto por enfrentar parceiro croata na Copa Davis

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

16/09/2015 às 09:00

São Paulo, SP

Duplistas Ivan Dodig e Marcelo Melo erguem troféu de Roland Garros 2015. (Foto: AFP)
Croata Ivan Dodig e brasileiro Marcelo Melo erguem troféu de Roland Garros 2015. (Foto: AFP)


Marcelo Melo e Ivan Dodig, companheiros no Circuito da ATP, ocuparão lados opostos da quadra no confronto entre Brasil e Croácia, pelos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis. Com a permanência na elite do torneio em jogo, a série no saibro tem início marcado para sexta-feira, em Florianópolis.

“O Ivan se tornou um grande amigo. Faz quatro anos que estamos jogando juntos e poucas duplas duram tanto tempo. Ter que enfrentá-lo vai ser desconfortável, porém faz parte da nossa profissão”, afirmou Melo, parceiro de Bruno Soares na equipe brasileira.

Com Ivan Dodig, o mineiro viveu os maiores momentos da carreira. Depois dos vice-campeonatos de Wimbledon 2013 e do ATP Finals 2014 diante de Mike e Bob Bryan, a dupla finalmente bateu os gêmeos norte-americanos e conquistou Roland Garros 2015.

Juntos, o brasileiro e o croata conquistaram três títulos e ficaram com mais sete vice-campeonatos. No ranking mundial de parcerias da ATP, a dupla atualmente ocupa a terceira colocação, atrás apenas dos irmãos Bryan e do time formado pelo holandês Jean-Julien Rojer com o romeno Horia Tecau.

No recente Aberto dos Estados Unidos, Melo e Dodig foram eliminados logo na primeira rodada pelo britânico Dominic Inglot e pelo sueco Robert Lindstedt. Antes do confronto pelos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis, os dois amigos brincaram.

Bruno Soares e Marcelo Melo não perdem na Copa Davis desde 2010. (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Bruno Soares e Marcelo Melo não perdem na Copa Davis desde 2010. (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


“Eu avisei que chegou a hora de sentir o que é a torcida brasileira. Normalmente, ele tem a torcida a favor, porque na maioria dos torneios há brasileiros torcendo por nós. Agora, vai poder sentir a nossa força. Fizemos várias brincadeiras”, contou o tenista mineiro.

Marcelo Melo, Bruno Soares, Thomaz Bellucci e João “Feijão” Souza foram convocados pelo capitão João Zwetsch. Com o corte do lesionado Marin Cilic, 14º colocado do ranking mundial, os croatas, capitaneados por Zeljko Krajan, vêm com Borna Coric, Ivan Dodig, Franko Skugor e Mate Delic.

Ex-parceiros no Circuito da ATP, Melo e Soares não perdem na Copa Davis desde 2010. Eles construíram uma série de oito vitórias consecutivas, uma delas sobre Mike e Bob Bryan, nos Estados Unidos. Diante do retrospecto, o triunfo da dupla brasileira é geralmente dado como certo, algo que aumenta ainda mais a responsabilidade.

“Sabemos que o ponto da dupla é valioso em qualquer time na Copa Davis. Ela, muitas vezes, decide um confronto por estar no dia em que pode dar vantagem ou, quem sabe, sobrevida a um time. Eu e o Bruno estamos jogando bem e espero seguir atuando da mesma maneira para ajudar nossa equipe a sair vencedora”, disse Melo.

O Brasil vem de derrota para a Argentina (3 a 2, em Buenos Aires) e a Croácia em seu último compromisso acabou superada pela Sérvia (5 a 0, em Kraljevo). Marcelo Melo participou do único confronto prévio entre os dois países, disputado em 2008 e vencido por 4 a 1 pelos europeus, em casa.

Conteúdo Patrocinado