Melo e Dodig vencem de virada e seguem vivos no ATP Finals - Gazeta Esportiva
Melo e Dodig vencem de virada e seguem vivos no ATP Finals

Melo e Dodig vencem de virada e seguem vivos no ATP Finals

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/11/2015 às 11:44 • Atualizado: 20/11/2015 às 11:51

São Paulo, SP

Marcelo Melo e Ivan Dodig venceram jogo dramático e seguem com chances de classificação (Foto: Glyn Kirk/AFP)
Marcelo Melo e Ivan Dodig venceram jogo dramático e seguem com chances de classificação (Foto: Glyn Kirk/AFP)


O brasileiro Marcelo Melo segue vivo na disputa do ATP Finals, o último torneio da temporada 2015. Precisando derrotar a dupla formada pelo polonês Marcin Matkowski e pelo sérvio Nenad Zimonjic, o brasileiro número 1 do mundo e o parceiro croata Ivan Dodig venceram, nesta sexta-feira, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 10-6 (super tie-break), após 1h21 de confronto no piso rápido e coberto de Londres.

Com o resultado, os atuais vice-campeões alcançaram a segunda vitória em três jogos pelo Grupo Fleming/McEnroe. Com um saldo zerado de sets – venceram e perderam quatro parciais -, o brasileiro e o croata agora torcem por uma vitória do holandês Jean-Julien Rojer e do romeno Horia Tecau contra os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, que se enfrentam ainda nesta sexta, a partir das 15h45 (de Brasília), para avançarem às semifinais.

Essa combinação de resultados se deve, principalmente, à derrota na segunda partida desta primeira fase, quando Marcelo e Ivan caíram para Rojer e Tecau por 2 sets a 0 após estrearem com vitória magra por 2 a 1 sobre Herbert e Mahut. Já os franceses, com uma vitória e uma derrota, se classificariam caso vencessem o holandês e o romeno pelo saldo de sets, que agora está zerado.

O jogo -

O primeiro set começou com Matkowski e Zimonjic confirmando seus serviços com mais facilidade que Melo e Dodig. Até que, no oitavo game, o brasileiro e o croata não resistiram à agressividade dos adversários e tiveram o saque quebrado, ficando atrás no marcador em 3/5. Na sequência, o polonês e o sérvio desperdiçaram dois set points, mas no terceiro não vacilaram e fecharam a primeira parcial com um belo voleio de Zimonjic.

Precisando desesperadamente da vitória para seguirem vivos no campeonato, Melo e Dodig iniciaram o segundo set com outra atitude. Mais agressivos e cometendo menos erros, rechaçaram com facilidade o serviço de Matkowski e Zimonjic logo no quarto game para depois confirmarem a quebra em 4/1.

Sacando para o set, o brasileiro e o croata vacilaram. Dodig errou nos voleios, a dupla ofereceu muitos espaços em sua quadra e viram os adversários devolverem a quebra para posteriormente empatarem o set em 5/5.

O balde de água fria serviu para acordar os atuais vice-campeões do torneio. Dodig melhorou na partida, passou a ser mais agressivo, enquanto Marcelo manteve a frieza em lances capitais, levando a torcida ao delírio após um ponto em que devolveu a bola com a raquete entre as pernas. Resultado: o brasileiro e o croata venceram dois games seguidos, fecharam a segunda parcial e forçaram o super tie-break.

No desempate, Melo e Dodig mantiveram o ímpeto do final do segundo set e abriram 6-3, com uma miniquebra à frente, porém permitiram o empate da dupla adversária. A partir de então, o brasileiro e o croata frios e venceram quatro pontos seguidos, fechando a partida com um belo saque de Ivan.

Conteúdo Patrocinado