Pela primeira vez desde 2010, um brasileiro chegou às oitavas de final de um Grand Slam. Nesta sexta-feira, João Fonseca fez história ao vencer Novak Djokovic, maior campeão de títulos de Grand Slam da Era Aberta, de virada, por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 4/6, 6/3, 7/5 e 7/5. Com isso, o brasileiro garantiu vaga nas oitavas de final de Roland Garros, sendo o primeiro brasileiro a chegar nesta etapa desde Guga, em 2001.
Situação do campeonato
Nas oitavas de final da competição, João Fonseca enfrentará o norueguês Casper Ruud, número 15 do mundo. O duelo acontece no domingo, com horário a definir.
Resumo do jogo
JOÃO FONSECA 3 x 2 NOVAK DJOKOVIC
Competição: Roland Garros | 3ª Fase
Local: Court Philippe-Chatrier, em Paris
Data: 28 de maio de 2026 (sexta-feira)
Horário: 11h (de Brasília)
Sets
- 1º set:
Fonseca 4/6 Djokovic
- 2º set:
Fonseca 4/6 Djokovic
- 3º set:
Fonseca 6/3 Djokovic
- 4º set:
Fonseca 7/5 Djokovic
- 5º set:
Fonseca 7/5 Djokovic
Como foi o jogo?
Djokovic começou a partida dominando o brasileiro, conseguindo defender seus serviços e não deixou João se impor na partida, fechando os dois primeiros sets em 6 a 4.
No terceiro set, João Fonseca adotou uma postura mais agressiva, foi para cima do sérvio e a estratégia funcionou. O brasileiro dominou o ex-número 1 do mundo e foi para o quarto período com uma vitória por 6 a 3.
O quarto set foi marcado por games longos, que testaram a resiliência de ambos os jogadores. Fonseca e Djokovic trocaram pontos e forçaram deuces ao decorrer do período, mas o vigor físico falou mais alto. Em mais de uma hora de set, Fonseca manteve a partida aberta com um 7 a 5.
O set derradeiro começou com domínio de Djokovic, que quebrou o segundo serviço de Fonseca e abriu 3 a 1. No entanto, o brasileiro reagiu, quebrou o sérvio duas vezes, virou o placar para 6 a 5 e fechou o jogo na sequência, garantindo sua vaga nas oitavas de Roland Garros.
Essa foi a segunda vitória de virada seguida de João Fonseca, que venceu Prizmic na segunda rodada após sair perdendo por 2 sets a 0. E também foi apenas a segunda vez na carreira de Djokovic na qual o sérvio perdeu uma vantagem de 2 sets a 0. Ambas as derrotas do ex-número 1 do mundo foram em Roland Garros, a primeira delas ocorreu em 2010, contra o austríaco Jurgen Melzer.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram