João ganhou oito posições na lista após chegar à terceira rodada de Roland Garros, quando foi eliminado pelo britânico Jack Draper (N.4).
Com isso, o jovem brasileiro também conseguiu sua melhor campanha em um Grand Slam, depois de cair na segunda rodada do Aberto da Austrália, em janeiro.
No topo do ranking, o italiano Jannik Sinner (N.1) aumentou sua vantagem e agora tem 2.030 pontos à frente de Carlos Alcaraz (N.2), mesmo com a derrota na final de Roland Garros diante do espanhol.
Isso só foi possível graças ao sistema de pontuação da ATP: Alcaraz, campeão em Paris no ano passado, não soma pontos por ter defendido o título; Sinner, eliminado em 2024 na semifinal, ganhou 500 pontos por avançar mais uma rodada nesta edição do torneio.
Por outro lado, o campeão espanhol consegue se distanciar do alemão Alexander Zverev (N.3), finalista em Roland Garros no ano passado e que perdeu 900 pontos por cair nas quartas diante do sérvio Novak Djokovic, que ganhou uma posição e voltou ao top 5.
Por sua vez, o italiano Lorenzo Musetti, que teve que abandonar a semifinal contra Alcaraz por lesão, sobe para a sexta colocação, a melhor de sua carreira.