Jaime Oncins é anunciado como capitão do Brasil na Copa Davis

São Paulo , SP
15/03/2019 11:58:53 — 15/03/2019 12:00:05

Em: Mais Esportes, Tênis

Nesta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Tênis anunciou Jaime Oncins como novo capitão do Time Brasil na Copa Davis. Como jogador, o ex-tenista de 48 anos de idade soma mais de 11 anos de experiência na Copa Davis, tendo integrando, inclusive, a equipe que chegou à semifinal do Grupo Mundial nos anos de 1992 e 2000.

“Com muito orgulho recebi e aceitei o convite de ser o capitão da Davis, uma competição onde sempre me identifiquei como jogador. A chance de poder colocar a mesma dedicação e espírito de equipe que sempre tive ao longo de minha carreira como profissional me motiva. Espero contribuir de forma bastante positiva para a equipe brasileira, dentro e fora das quadras”, disse, conforme a nota publicada pela CBT.

Oncins é um dos maiores nomes da história do tênis brasileiro (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Ao assumir o cargo, Oncins passará a acompanhar de perto o desempenho dos tenistas brasileiros. O ex-atleta assistirá a partidas de diversos torneios do circuito, a começar pelo Miami Open e, na sequência, Roland Garros. O próximo confronto do time verde e amarelo pela Copa Davis está marcado para os dias 13 e 14 de setembro, contra Barbados.

“A Copa Davis sempre foi muito relevante para o tênis brasileiro, e a entrada do Jaime como capitão traz o sentido de desenvolver ainda mais o espírito desta competição entre os nossos atletas. O Jaime tem uma história linda dentro do nosso tênis, e uma identidade muito forte com a Copa Davis. Ouvi e dialoguei com os jogadores, e dentre algumas alternativas de nomes para assumir o cargo, o Jaime é um consenso”, apontou Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis.

Em sua carreira, Jaime Oncins conquistou sete títulos ATP, sendo cinco de duplas e dois de simples, chegou a ser o número 22 do mundo na primeira categoria e 34 na segunda. Dentre suas principais conquistas, está a conquista de Roland Garros em duplas mistas, ao lado de Paola Soares. Em parceria com Daniel Orsanic, foi vice-campeão do Grand Slam francês, se tornando a sétima melhor dupla masculina do mundo no ranking da época. Ademais, Oncins também disputou duas Olimpíadas pelo Brasil: Barcelona (1992) e Sidney (2000).